6 de novembro de 2012

JORNADA LITERÁRIA SOBRE D. MIGUEL UNAMUNO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

 
 
CONVITE
 
 
 
 
 

Academia Brasileira de Letras

e o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de

Salamanca realizam Jornada Literária sobre o filósofo

 espanhol Miguel de Unamuno

 
 
 
A Academia Brasileira de Letras e o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, da Espanha, realizarão, com a participação de Acadêmicos, entre eles a Presidente da ABL, Ana Maria Machado, e escritores e autoridades espanholas, entre elas o Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Gonzalo Gómez Dacal, Jornada Literária sobre o escritor, poeta e filósofo espanhol Miguel de Unamuno. O evento está programado para o dia 7 de novembro, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da ABL, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Centro, Rio de Janeiro. As conferências começarão às 14 horas e serão abertas ao público.

Da jornada participarão brasileiros e espanhóis integrados nas atividades programadas para todo o dia. A abertura terá a Presidente da Academia, Acadêmica Ana Maria Machado, responsável pela apresentação, juntamente com o Diretor do Centro de Estudos Brasileiros, Doutor Gonzalo Gómez Dacal. A programação da jornada é a seguinte: 12 às 14 horas – Reunião de trabalho e almoço; 14 às 16 horas – Primeira sessão, coordenação do Acadêmico Evanildo Bechara, apresentação da Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, e do Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Doutor Gonzalo Gómez Dacal, e as participações da Professora Doutora María Isabel Toro Pascua e do Acadêmico Marco Lucchesi; das 16 às 17h30min – Segunda sessão, coordenação da Acadêmica Nélida Piñon e participações do Professor Doutor Gonzalo Gómez Dacal e do Acadêmico Eduardo Portella.

 

Miguel de Unamuno


Miguel de Unamuno y Jugo foi um escritor, poeta e filósofo espanhol. Nasceu em Ronda del Casco Viejo (Bilbao) e faleceu em Salamanca. É considerado a figura mais completa da Generación del 98, um grupo constituído por nomes como Antonio Machado, Azorín, Pío Baroja, Ramón del Valle-Inclán, Ramiro de Maetzu, Angel Ganivet, entre outros. Estudou na Universidade de Madri onde formou-se no curso de Filosofia e Letras e, mais tarde, obteve a cátedra de grego na Universidade de Salamanca. Dez anos depois, foi nomeado reitor da Universidade Salmantina. Destacou-se, também, pelos sucessivos ataques à monarquia de Afonso XIII, de Espanha. De 1926 a 1930, viveu no exílio, primeiro nas Ilhas Canárias e, depois, na França, de onde somente voltou depois da queda do General Primo de Rivera. Mais tarde, o General Francisco Franco afastou-o novamente da vida pública, por causa das críticas contundentes feitas ao General Millán Astray, acabando por passar seus últimos dias de vida numa casa em Salamanca.


 
Miguel de Unamuno
 
 
 
VAMOS PRESTIGIAR
ESSE GRANDE MOMENTO CULTURAL
 
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
RUA PRES. WILSON, 230 - CASTELO
RIO DE JANEIRO - RJ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário