9 de novembro de 2012

CONVITE LANÇAMENTO DO LIVRO FEMININOS DO POETA ANTONIO BARROS É NESTA SEGUNDA





Antônio Barros - poeta
 
 
 
Primeiro áudio-livro ilustrado do poeta Antonio Barros,

“FemininoS” será lançado dia 12 de novembro,

Inovando o mercado editorial  

 

Um livro de poesias publicado com duas estruturas editoriais simultâneas na mesma obra: em áudio(por meio de canções e poemas recitados, gravados em CD) e em forma de encarte ilustrado por obras de arte, com impressão em papel cartonado. Este é o conceito inovador do audiolivro “FemininoS”, primeiro lançamento do poeta Antonio Barros, pseudônimo do enófilo e empresário niteroiense Luiz Barros, diretor da distribuidora de vinhos Cais de Icaraí. A obra literária sonora e ilustrada chega ao mercado na próxima segunda-feira, 12 de novembro de 2012, quando o autor vai brindar os convidados com um Vin D’Honneur, das 19h às 22h, na Casa da Amizade - Rua Murilo Portugal, 1130 – São Francisco – Niterói.

Inovação no mercado editorial niteroiense: 2 em 1




 

“A idéia inicial de produzir um livro de poesias deu lugar à produção de um áudio-livro ilustrado que contém simultaneamente poesia, música e imagens. A base da obra são 34 poesias: 33 de minha autoria – das quais sete foram musicadas, enquanto outras 26 são declamadas por mulheres que fazem parte da minha vida. A 34ª poesia é de autoria de meu pai, Affonso Barros, a quem presto uma homenagem; esta, eu mesmo fiz questão de recitar”, explica Barros. Para cada uma das 34 poesias foi criada uma obra de arte visual bidimensional exclusiva, conteúdo que deu origem a um encarte composto por 34 lâminas cartonadas, impressas em cor, medindo 10 cm de largura por 15 cm de altura cada, com impressão em frente e verso, sendo de um lado uma poesia e do outro uma obra de arte. Para dar conta de acolher todos os elementos que integram o produto, a opção foi utilizar uma caixa de DVD, na qual, além de um Compact Disc com todo o conteúdo sonoro do áudio-livro, também estão encartadas as 34 lâminas cartonadas. Desse modo, com um produto tanto em áudio quanto impresso, minha poesia pode ser ouvida – no carro, em casa, em todo lugar – como também pode ser lida e, as imagens, contempladas. E, ainda, cada lâmina poético-artística pode ser um presente, por exemplo...”, prossegue o autor.

Produto genuinamente niteroiense

Toda a produção de “FemininoS” é genuinamente niteroiense. “Para criar as obras de arte que ilustram o audiolivro e também para elaborar toda a programação visual da obra, convidei a artista plástica niteroiense Teresa Moura. As músicas são interpretadas pela cantora niteroiense Gisela Peçanha. O conteúdo em áudio registrado no CD é resultado de mais de um ano de trabalho no estúdio Upside, do violonista niteroiense Mauro Costa Júnior. E, o fato de a obra estar contida em um audiolivro – que torna minha obra acessível e acessável para todas as pessoas – é resultado da parceria com a niteroiense Verônica Mattoso, jornalista, produtora de eventos e Mestre em Ciência da Informação, a quem fiz o convite para cuidar da Acessibilidade em Arte para pessoas com deficiência visual”, complementa Antonio Barros. 

Obra acessível e acessável para todos

A fim de tornar todas as ilustrações de “FemininoS” acessíveis e acessáveis também para pessoas com deficiência visual, após o lançamento do audiolivro, será produzida uma exposição de artes homônima, aberta a público, com entrada franca, quando todas as 34 obras de arte serão expostas com áudio-descrição. Por ora, como o primeiro passo para contribuir para o acesso das pessoas com deficiência visual a conteúdos imagéticos relativos à obra, estarão disponíveis na FAN PAGE do livro, a áudio-descrição das imagens da capa, da contra-capa, da lombada e da parte interna da caixa do audiolivro,  incluindo a imagem de identificação do CD.

Mecenato Acadêmico: outra inovação

Parte da renda obtida com as vendas de “FemininoS” será revertida para Mecenato Acadêmico em pesquisas desenvolvidas em Informação em Arte para pessoas com deficiência visual, iniciativa que já vem sendo desenvolvida há anos por alguns artistas e empresas, entre as quais a Cais de Icaraí, contribuindo para a Pesquisa-Ação desenvolvida para a dissertação de Mestrado de Verônica Mattoso (Referência anexa). Na semana de lançamento, “Femininos” chega ao mercado com o preço promocional de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).  

Após o lançamento, pode ser adquirido por meio de contato a partir da Fan Page da obra em

http://www.facebook.com/antoniobarrosnetto .

 

REFERÊNCIA ACADÊMICA:

MATTOSO, Verônica de Andrade. Ora, direis, ouvir imagens? Um olhar sobre o potencial informativo da áudio-descrição aplicada a obras de artes visuais bidimensionais como representação sonora da informação em arte para pessoas com deficiência visual. Orientadora: Lena Vania Ribeiro Pinheiro. Rio de Janeiro, 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2012. 

SERVIÇO:

Lançamento “Femininos” – audiolivro de Antonio Barros : música, poesia e imagens - Dia 12 de novembro de 2012 – 19h às 22h – Casa da Amizade (Rua Murilo Portugal, 1130 – São Francisco – Niterói)

CONTATOS PARA ENTREVISTAS:

Autor: Luiz Antônio Barros 9602-6519  
luiz.barros@caisdeicarai.com.br ;
caisdeicarai@gmail.com ;
Artista Plástica convidada:
Ilustração e Programação Visual:
2287-0947 ou 8888-0057  teresa@netfly.com.br ; 
Consultoria em Acessibilidade:
Verônica Mattoso: 7816-4768  veronicamattoso@uol.com.br





CONVITE


 
 
 
 
 
CAROS LEITORES FOCULISTAS
 
VOCÊS ESTÃO CONVIDADOS
 
VAMOS PRESTIGIAR
 
ESSE GRANDE MOMENTO CULTURAL
 
EM NOSSA CIDADE.
 
 
(clicar na imagem para ampliar)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário