2 de novembro de 2012

CONTAR HISTÓRIAS, VIVER BEM COM ILANA POGREBINSCHI

 
 

 
 
A experiência de Ilana,
que leva as crianças ao
 mundo fascinante da música e da poesia.
 Isso é viver bem.
 
 
 
Neste sábado tem histórias,
música e entrevista na
Rádio MEC 800 AM - Estação Brincadeira
03/11 - 9h à 12h.
 (participação de Ilana será por volta das 10h.)
Cantigas de Roda
E os convidados Ilana Pogrebinschi,
(atriz e contadora de histórias)
e o astrólogo Eugênio Reis
 
 
 
Visite o blog da Ilana Pogrebinschi






Ilana Pogrebinschi é Atriz desde 1992 e Contadora de Histórias desde 2000. Desenvolve um trabalho solo de contação com bonecos, fantoches e máscaras de papel machê confeccionados por ela mesma e toca violão e flauta transversa. Ministra Oficinas de Contação de Histórias para adultos e jovens.Também é integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Reside no Rio de Janeiro e também se apresenta em São Paulo, Curitiba, Brasília, Salvador e Santa Catarina. Contato:  ilanacontadora@gmail.com  

Foi uma das fundadoras da Cia. de teatro Atores de Laura e trabalhou como atriz de 1991 a 1998 com diversos espetáculos premiados. Em junho de 1997, com Romeu & Isolda representou o Brasil na Biennale Theatre Jeunes Publics - Lyon/França. Participou da apresentação e criação do Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem no Rio de Janeiro no Canecão e em São Paulo na casa de espetáculos Tom-Brasil 1996/1997. Com A Casa Bem Assombrada foi indicada, na categoria especial de atriz no prêmio Coca-Cola. O grupo foi indicado para participar em junho de 1998, no Festival Internacional de Teatro para infância na Turquia.
Como Contadora de Histórias se apresenta desde 2000. Neste momento trabalha com fantoches e máscaras que confecciona e com música ao vivo. Toca violão, percussões e flauta transversa. Ministra Oficinas para crianças e adultos. Desde 2005 faz parte também do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Participa de sessões de histórias em São Paulo, Brasília, Salvador, Santa Catarina, Curitiba, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Participou de Oficinas de Histórias com ,Hassane Kouyaté(África), Henrique Paez (Espanha), Beatriz Monteiro (Espanha), Alícia Barberis(Argentina), Sérgio Bello(SC), Francisco Gregório(RJ), Warley Goulart(RJ), Deka Teubl e Sônia Sampaio(RJ)

Em 2000 e 2001, participou do Grupo Girassol e começou o trabalho solo se apresentando na brinquedoteca do Museu da República. Fez algumas apresentações na loja de brinquedos Mapa da Mina no Catete.

Em 2002 e 2003, fez diversas apresentações com coordenação da contadora Daniela Chindler da Sapoti Eventos como o Projeto Leitura na Ilha na biblioteca do Cocotá em Niterói, Projeto Paixão de Ler nas Barcas Rio – Niterói pela Prefeitura do Rio de Janeiro e visitas guiadas com apresentações no BNDES.

Em 2004, se apresentou por cinco meses na livraria Veredicto em Niterói com Contação de Histórias e Oficinas com materiais recicláveis.

Em 2005, fez apresentações nos Teatros de Guignol do Méier, Flamengo e Jardim de Alah pela Prefeitura do Rio de Janeiro e na praça João Saldanha pela prefeitura de Niterói e se apresentou na Bienal do livro junto com a contadora Daniela Chindler. Entrou para o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Se apresentou no 3° Encontro SESI de Artes Cênicas em Araxá e Uberaba, na Livraria Argumento e na Exposição interativa O Fio Das Histórias na Caixa Cultural de Brasília.

Em 2006, se apresentou nos Teatros de Guignol da Tijuca e da Quinta da Boa Vista pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na Livraria Argumento e contou histórias no evento Deixa a Rua me Levar na Dias Ferreira. Com Os Tapetes Contadores de Histórias, temporada do espetáculo O Rei que ficou Cego no Teatro Maria Clara Machado, apresentações no SESC Ramos, SESC Nova Iguaçu e SESC Rio Preto em São Paulo.

 
Em 2007, contou histórias no projeto Cultura Para Todos - Cultura na Praça na Ilha da Conceição em Niterói, na Armazoom, na empresa Accenture e diversas apresentações na livraria Argumento. Com Os Tapetes Contadores de Histórias apresentações no CCBB, Instituto Moreira Salles e na Fiocruz. Participou também da exposição interativa O Fio das Histórias na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro e de Curitiba.

Em 2008, contou histórias no SESC Santana e no Centro da Cultura Judaica em São Paulo, se apresentou no V Dia do Livro Judaico na ARI e no Colégio Pedro II, na livraria Argumento, na livraria Entretexto e no Instituto Moreira Salles. A Unimed fez um mini documentário do seu trabalho solo que pode ser assistido no link:
 
 
Também neste ano criou o blog http://www.ilanacontadoradehistorias.blogspot.com/. Com Os Tapetes Contadores de Histórias participou da exposição interativa Tudo que a Gente Vê ou Toca tem História Pra Contar na CAIXA Cultural de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Salvador. Se apresentou também com o grupo no 7º Simpósio Internacional de Contadores de Histórias no Sesc Copacabana.

 
Em 2009 se apresentou no programa ABZ do Ziraldo para a TV Brasil. Participou do projeto Um domingo na Casa de Rui Barbosa com Contação de Histórias e Oficina com materiais recicláveis. Mostra de repertório com 16 histórias no Espaço Rio Carioca. Estreou o espetáculo Trança de Flor de contos para adultos junto com Rebeca Queiroz com direção de Warley Goulart. Com Os Tapetes Contadores de Histórias participou da Exposição Interativa pé-de-moleque pede palavra na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro e de Brasília. Apresentou-se no SESC Consolação na Virada Cultural Também estreou o espetáculo Passarinho à Toa com poesias de Manoel de Barros. Este espetáculo fez parte do projeto Contos Clássicos Brasileiros e foi apresentado no CCBB de Brasília. Ministrou Oficina de Contação de Histórias no Segundo Turno Cultural em escolas do Município do Rio de Janeiro.


Em 2010, foi contemplada no Edital dos Doutores da Alegria Platéias Hospitalares com o espetáculo solo A Árvore que Contava Sonhos. Apresentou o em diversos hospitais da rede estadual do Rio de Janeiro. Ministrou os Módulos I e II da Oficina de Contação de Histórias para adultos na Central de Professores, para agentes da leitura em Rio Branco, no ACRE e para jovens no Segundo Turno Cultural em escolas do Município do Rio de Janeiro. Se apresentou no Centro da Cultura Judaica no Viradão Paulista. Turnê por catorze cidades de Santa Catarina com Trança de Flor pelo projeto do SESC Baú de Histórias. Com Os Tapetes Contadores de Histórias se apresentou no CCBB e na CAIXA CULTURAL do Rio e de Salvador com o espetáculo Passarinho à Toa. Também contou histórias no Festival de Inverno SESC Rio na mostra SESC CBTIJ em Petrópolis e Teresópolis.


Em 2011 participou do SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS no SESC Copacabana, do primeiro Festival de Contadores de Histórias no CCBB e do I Encontro de Contação de Histórias e Imaginário Social na UFRRJ. Ministrou Oficinas para adultos no Rio, em Angra dos Reis e Saquarema e para jovens na Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva através do projeto da prefeitura Segundo Turno Cultural. Se apresentou na Unigranrio no I Encontro da Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: leitura e ensino em uma homenagem à Marina Colasanti. Se apresentou em 62 meias sessões na BIENAL DO LIVRO junto ao contador Luis Felipe Perinei e ao músico Rodrigo Bis. Com Os Tapetes Contadores de Histórias participou do 18° Floripa Teatro no Festival Isnard Azevedo com o espetáculo Passarinho à Toa e mostra de repertório no Teatro Ziembinski.



Veja mais
 
INFORMAÇÕES: (21)2265-1180   /    (21)8886-9799

Ilana com fantoches

Ziraldo e Ilana 
 gravação do programa ABZ do Ziraldo para a  TV Brasil

Ilana e as crianças do programa ABZ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário