1 de outubro de 2012

ADEUS AO ESCRITOR AUTRAN DOURADO

 
 

 

 
 
Morreu na manhã deste domingo (30) o escritor Autran Dourado. Ele tinha 86 anos e estava em casa, após passar três meses internado devido a problemas respiratórios. O corpo do escritor foi enterrado no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
 
 


 
Waldomiro Freitas Autran Dourado nasceu em Patos de Minas, em Minas Gerais, em 1926. Ainda na juventude, recebeu seu primeiro prêmio literário pelo conto "O Canivete do Diabo".

Entre suas obras, destaque para "O Risco do Bordado", de 1970, ganhador do prêmio Pen Club do Brasil, e "As Imaginações Pecaminosas", vencedor do Prêmio Goethe de Literatura do Brasil, em 1981, e do Prêmio Jabuti, em 1982.

Publicada originalmente em 1967, "Ópera dos Mortos", sua obra mais conhecida, foi listada pela Unesco como uma das representativas da literatura mundial. Já o romance "Uma Vida de Segredo" foi adaptado para o cinema em 2001, com direção de Suzana Amaral e Sabrina Greve no papel prinicipal.
 
 

Autran Dourado foi reconhecido com o Prêmio Camões, em 2000, pelo conjunto de sua obra, em uma iniciativa conjunta dos governos do Brasil e de Portugal, e finalmente foi o vencedor do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2008.

Estudou direito e trabalhou com jornalista, profissão que o levou ao cargo de secretário de Imprensa do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, de 1958 a 1961.

O escritor mantinha uma conta no Twitter, onde publicou, no dia 21 de setembro, uma de suas últimas frases: "Escrever é uma imitação. A gente escreve feito um menino que vê o livro como um brinquedo e pensa ah, eu quero um".

* com informações das agências Estado e Brasil

Notícia publicada originalmente em:
 
 

Um comentário:

  1. Estão viajando os grandes escritores brasileiros, com a morte de Autran Dourado o Brasil e o mundo ficaram mais pobres de literatura e arte, de beleza que é poesia e sabedoria.
    Aliás, se se entrar numa livraria hoje e perguntar qual é o melhor romance de escritor brasileiro vivo que vocês têm? A resposta vai ser nenhuma, se se tristemente lhe vierem com um volume do impostor Paulo Coelho. No século passado tivemos duas ondas bastantes produtivas: o romance do nordeste, também com os seus grandes poetas, onde podemos colocar também os mineiros, cronistas e poetas; esta foi a primeira: segunda foi o bum-bum da literatura brasileira dos anos 70 em diante, onde floresceram os novos bons contistas.
    Depois disto, é o caos. Salvo, ainda temos esperança, do que se aproveirar pela onda da internete.
    Abraços, meu carto poeta Alberto Araújo, do poeta
    franisco miguel de moura

    ResponderExcluir