7 de setembro de 2012

PROJETO DATAS SIGNIFICATIVAS DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

SESSÃO DE HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE
ALBERTO FRANCISCO TORRES
EX-OCUPANTE DA CADEIRA 34




Aconteceu na quarta-feira dia 05 de setembro, a Sessão de Homenagem ao Centenário de Nascimento, do jornalista e advogado Alberto Francisco Torres. Dentro do Projeto Datas Significativas da Academia Niteroiense de Letras. O conferencista foi a acadêmico Sávio Soares de Sousa. O palestrante conduziu muito bem a palestra, e através de heliogramas uma espécie de produção de fotogravuras, que leva o público a viajar no tempo. E faz com quê o homenageado esteja presente no exato momento da apresentação, muito interessante, muito contemporâneo essa maneira de focar os fatos e realizar um determinado contexto histórico e geográfico. O Focus esteve presente e como de praxe trouxe as imagens do evento. Confira



Alberto Francisco Torres - jornalista e advogado
 
Alberto Francisco Torres nasceu em Niterói no dia 9 de setembro de 1912. Cursou o primário em escolas públicas da cidade e no Colégio Brasil. No Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, concluiu o ensino secundário. Na então capital, estudou na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Atuou como advogado em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito. Lecionou na Universidade Católica de Petrópolis e ainda foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Casou-se com Dolores Brochado Torres com quem teve uma filha, Nina Rita Torres.

Homenageado diversas vezes, recebeu várias condecorações como as do Mérito Naval e de Tamandaré, o Colar do Mérito Judiciário; as medalhas João Mangabeira, do Instituto dos Advogados do Brasil e Mérito Educacional, entre outras. Ele foi membro da Academia Fluminense de Letras e Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Participou ativamente da política e desempenhou ainda as funções de secretário estadual de Educação e chefe de gabinete do Ministério da Educação na gestão de Brígido Tinoco, no governo de Jânio Quadros.
 
 
CONFERENCISTA: SÁVIO SOARES DE SOUSA,
ATUAL OCUPANTE DA CADEIRA 34


SÁVIO SOARES DE SOUSA, niteroiense do bairro do Fonseca (18/09/1924), filho de Oswaldo Soares de Sousa e Vespertina Reis Soares de Sousa. Descende do Visconde do Uruguai.
Estudos: alfabetizado em casa, com a tia Nelsina; depois: Colégio Brasil, Colégio Universitário da Praia Vermelha, Liceu Nilo Peçanha, Faculdade de Direito de Niterói e Sociedade Dante Alighieri do Rio de Janeiro.
Ex-bancário, ex-taquígrafo parlamentar, ex-professor e membro do Ministério Público Estadual, aposentado desde 1990.
Membro da ANL - Academia Niteroiense de Letras, onde já ocupou a presidência. Poeta, prosador, crítico de cinema, exerceu o jornalismo por mais de trinta anos, principalmente em “O Fluminense”. Integrante do movimento “Escritores ao ar Livro”, criado pelo poeta Paulo Roberto Cecchetti, e idealizador do folheto “Resenha da Tenda”.
Livros publicados: “Mundo número dois”, “O salto e o paraquedas”, “Signo do sapo”, “O canibal arrependido e outros discursos” e “Rapsódia para sanfona”(trovas).
Verbete da “Nova Enciclopédia Delta Larousse” e da “Enciclopédia de Niterói”, de Luís Antônio Pimentel.
Mantém a seção “Nozes & Vozes” na revista Bali, da Academia Itaocarense de Letras, há onze anos.


Leda Mendes Jorge - Sec. da ANL
lê o expediente do dia
 
Marcia Pessanha - Pres. da ANL
apresenta dados biográficos do homenageado aos presentes.
 
 
Sávio Soares Sousa - Conferencista
momento que inicia sua conferência
 
 
Sávio Soares
fala da saudade que Alberto Francisco Torres faz.
 
 
Carlos Mônaco - Acadêmico e Livreiro
ouve atentamente Sávio Soares
 
Wanderlino Teixeira Netto - Sec.ANL
 
Márcia Pessanha
 
 
Gentil Lima - pesquisador
fala sobre Alberto Francisco Torres
 
 
Geraldo Caldas - acadêmico
 aqui atentamente a palestra
 
Leda Mendes Jorge
 
Erthal Rocha
fala sobre Alfredo Francisco Torres
 
 
Gilson Rolim - escritor
fala sobre Alberto Francisco Torres
 
 
 
 
 
Roberto Santos - jornalista
o Intelectual do Ano 2013
fala sobre Alberto Francisco Torres
 
 
Jorge Loretti - Vice-Presidente da ANL
fala emocionadamente sobre Alberto Francisco Torres
 
foto com todos os participantes do evento
 
Sávio Soares e Alberto Araújo
 
 
 
 
 
 
 
Fonte biográfica:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário