1 de setembro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

 
 
 
  
 ASSISTA AO VÍDEO DA PROGRAMAÇÃO

CLICAR AQUI
 




PROGRAMAÇÃO
ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
SETEMBRO - 2012







Dia 5 - quarta-feira

Projeto “Datas Significativas”

Sessão de homenagem ao centenário de nascimento de

 
Alberto Francisco Torres
Alberto Francisco Torres


Alberto Francisco Torres - Nasceu em Niterói no dia 9 de setembro de 1912. Cursou o primário em escolas públicas da cidade e no Colégio Brasil. No Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, concluiu o ensino secundário. Na então capital, estudou na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Atuou como advogado em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito. Lecionou na Universidade Católica de Petrópolis e ainda foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Casou-se com Dolores Brochado Torres com quem teve uma filha, Nina Rita Torres.

O homenageado é ex-ocupante da Cadeira 34.

Palestrante: Sávio Soares de Sousa,
atual ocupante da Cadeira 34.

17h / gratuito

Sede da ANL


Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro.


***



Dia 12 – quarta-feira
Projeto “Música na Academia”
Lauro Gomes de Araújo
 

Lauro Gomes de Araujo nasceu em 29/12/1940 Campos dos Goytacazes, RJ Em 1983 tornou-se membro da Associação de pesquisadores de Música Popular Brasileira. É sócio fundador e ex-diretor cultural da Associação de Escritores, Pesquisadores e Divulgadores de Música Popular do Rio de Janeiro. Foi membro do Conselho do Museu do Carnaval do Rio de Janeiro. Em 1984 criou e dirigiu o projeto "Mesa de botequim" na AABB de Niterói. Em 1987 venceu o concurso de monografias Lucio Rangel, com o trabalho "A música popular no cinema e na telenovela". Em 1990 foi jurado do concurso das escolas de samba do grupo dois. Publicou os livros "Sivan Castelo Neto - As muitas faces de um artista", "Roberto Martins - Uma legenda da Música Popular", com prefácio de Mário Lago e "MPB e outros temas", entre outras publicações. Colaborou com diversos jornais e revistas, entre os quais, "Gazeta de Sergipe", "Última Hora" do Rio de Janeiro e "Revista de Música Brasileira". Colaborou com o programa "Em algum lugar do passado", na TVE. Ministrou palestras sobre música popular no Museu do Carnaval, no Clube Municipal e na Faculdade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Participou de programas nas Rádios MEC, Roquete Pinto, Fluminense e JB.

Palestrante: Lauro Gomes de Araújo

“Apontamentos sobre o violão”

Participação de Oswaldo Siqueira (voz e violão)
e do acadêmico titular Sandro Rebel.

17h / gratuito

Sede da ANL
Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro.
********
Dia 19 – quarta-feira

Ciclo de Palestras

 
Doutora e Professora Leonila Maria Murinelly Lima


É A AUTORA DO LIVRO


Palestrante: Leonila Murinelly

“Nas veredas do amor cortês”

17h / gratuito

Sede da ANL
Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro.
***
Dia 26 – quarta-feira

Projeto “Conversa Literária”

Mediador: Gilson Rangel Rolim


Sylvio Lago Junior
Sylvio Lago Junior nasceu em 1º de junho de 1939. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduou-se em Direito na França, pela Faculdade de Direito de Paris. Ainda na capital francesa, no Institut Internacional D´Administration Publique, cursou o Mestrado. Em sua atividade profissional, assessorou juridicamente o Grupo Executivo da Indústria Automobilística do Conselho de Desenvolvimento da Presidência da República (1959/1962). Prestou consultoria jurídica ao Ministério da Agricultura (1963/1970), à Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro (1971) e ao Centro Brasileiro de Poupança e Empréstimo, vinculado ao Banco Nacional da Habitação (1976). Exerceu, em dois mandatos distintos, 1971 e 1979/1982, o cargo de diretor-presidente da Fundação do Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro. Prestou consultoria ao Governo do Distrito Federal (1982/1985), ao Instituto de Organização Racional do Trabalho (1986/1991), à Companhia Docas do Rio de Janeiro (1986/1987), à Companhia Thomas de La Rue (1987/1988) e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro (1991/1993). Por seis meses, convidado pelo Governo da Itália, atuou como consultor em várias empresas, em diferentes cidades, nas áreas de Reforma do Estado, Privatização e Modernização de Empresas (1994). Menciono ainda sua atuação como consultor jurídico e de modernização do Estado em entidades nacionais e internacionais (2003). Vale também citar suas participações na vice-presidência do Conselho de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro e no Conselho Consultivo do Instituto Walden, organização não governamental. Recentemente, passou a integrar o Conselho Superior de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

Entrevistado: Sylvio Lago Jr.

17h / gratuito

Sede da ANL

Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro




**********




CAROS LEITORES FOCULISTAS

VAMOS PRESTIGIAR ESSES

MOMENTOS CULTURAIS EM NOSSA CIDADE

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO

É GRATUITO


Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro - Niterói - RJ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário