27 de setembro de 2012

O CONVERSA LITERÁRIA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS TROUXE O ESCRITOR SYLVIO LAGO JR.

Foto - Academia Niteroiense de Letras
uma pintura de Miguel Coelho
 

CONVERSA LITERÁRIA – Projeto cultural da Academia Niteroiense de Letras, que tem como proposta apresentar ao público o trabalho literário dos membros da Casa. Considerado um dos eventos mais importantes daquela entidade, sempre acontece na última quarta-feira de cada mês.

Na realidade, é um bate-papo descontraído com os entrevistados, sejam eles escritores, poetas ou historiadores. Seu maior objetivo é fazer com que o escritor, respondendo às perguntas dos presentes (acadêmicos e visitantes) fale de sua atividade literária, de sua forma de produzir literariamente, da essência de seus escritos e de seus pensamentos. Paralelamente, detalhe seus processos de memorização, essenciais para as pesquisas e os ensaios. Ao explicitar seu processo criativo, o entrevistado se familiariza integralmente com o público presente.

Os trabalhos têm a coordenação/mediação do escritor Gilson Rangel Rolim. Na abertura dos trabalhos, o coordenador do projeto apresenta o convidado, lendo um sumário de suas atividades profissional e cultural. Em seguida, passa a palavra aos presentes, que por sua vez, fazem suas perguntas ao entrevistado.

Neste dia 26 de setembro, a Niteroiense trouxe uma das personalidades marcantes do mundo cultural fluminense: o escritor, ensaísta e musicólogo Sylvio Lago Junior. O renomado escritor, com admirável simplicidade e atenciosamente, respondeu todas as perguntas que lhe foram dirigidas.

Confira as imagens que o Focus - Portal 100% Cultural trouxe para você, que não esteve presente.



Os quadros na parede são: 
os Diplomas e Moções Honrosas
que a Academia Niteroiense de Letras
recebeu pelos seus trabalhos culturais
durante a sua existência.


Quadros com as fotos dos acadêmicos já falecidos

 Gilson Rangel Rolim - ( ao microfone)
É Coordenador do
"CONVERSA LITERÁRIA"
aqui é o momento que ele inicia os trabalhos

 
Sylvio Lago Jr e Gilson Rangel Rolim
Momento em que lê o sumário sobre o entrevistado
 
SYLVIO LAGO JR.
 

Graduado em Direito pela UFF, com pós-graduação em Paris, nosso entrevistado é niteroiense e, como o próprio nome indica, filho do grande médico e parapsicólogo, Silvio Pereira do Lago, um também ilustre niteroiense. É diplomado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na capital francesa, no Institut Internacional D`Administration Publique, cursou o mestrado.
Foi Assessor Jurídico do GEIA, no Governo JK. Igual função exerceu no Ministério da Agricultura no período 1963/70. Outras importantes funções exerceu nos governos Federal, do Distrito Federal e do Estado do Rio de Janeiro; além de ter atuado em diversas instituições como a ACRJ e Instituto Walden. Também atuou no exterior, sendo que, a convite do Governo da Itália, foi consultor em várias empresas.
Escritor, ensaísta, musicólogo e historiador de temas culturais, é atuante nesse campo, sendo secretário-geral da Academia Brasileira de Arte. Tem o seguintes livros publicados: Grande é a vida – retrato de memória de Silvio Lago; A descoberta da música; Tributo ao século XX – livro coletivo sob sua coordenação; A essência e as formas; Arte transfigurada; Sondagens da memória; Contrastes e convergências; Arte do piano (a história do instrumento e seus grandes compositores e intérpretes, do erudito ao jazz, passando pela música popular brasileira); Arte da regência (história, técnica e maestros); Arte da composição musical, este em fase de pré-publicação e Eça de Queirós – Ensaios e estudos.Em andamento, para publicação em breve, tem as seguintes obras: Estética musical; Enciclopédia das artes Moderna e Contemporânea; Franck, Fauré e Chausson; Sondagens da Literataura, Ensaios europeus e norte-americanos e Arte do Cravo. Em projeto tem os livros Ensaios de Literatura Comparada e Fantasia Cromática.
 Dessa intensa atividade cultural resultaram muitos ensaios sobre a Literatura Portuguesa e Brasileira, com destaque para as obras do Padre Antonio Vieira, Eça de Queirós, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Raul Pompéia, Camilo Castelo Branco, Lima Barreto; tem também trabalhos sobre Stefan Zweig, Thomas Mann e Hermann Hesse. Estuda e escreve sobre o Barroco, a Modernidade e o Modernismo e aspectos das barbáries contemporâneas. Está preparando uma enciclopédia da Arte do século XX Sylvio Lago Jr., ocupante da cadeira 17, patronímica de Henrique Castrioto desde 01/06/2005, é integrante das seguintes entidades culturais: Pen Club do Brasil, Academia Brasileira de Arte, Academia Fluminense de Letras e nossa ANL.
Tem artigos publicados nas seguintes revistas culturais: Viva Música; Brasiliana(da Academia Brasileira de Música); Convivência(do Pen Clube do Brasil); Revista Brasileira de Música Contemporânea; Classic CD e Revista Diálogo (da UERJ). Registramos algumas opiniões a respeito de sua atividade literária; de Antônio Carlos Villaça, escritor e crítico lterário:“Sylvio Lago Jr. é um grande ensaísta, de uma sensibilidade extraordinária, artista, fiel ao seu belo destino, amigo tão sutil, tão delicado, tão jovial, tão penetrante. É ainda um grande e fino erudito, mestre daqueles que o são.”;de seu conterrâneo Marcos Almir Madeira, seu antecessor na cadeira 17: “Como historiador, da literatura ou da música, sua posição metodológica não é a do inventariante de épocas e autores exponenciais, mas seguramente a do crítico das ideias ou da filosofia que assinalaram a evolução das duas artes: a literária e a musical”.
 
Carlos Rosa - escritor
Ouve atentamente a entrevista

 
Sylvio Lago Jr.
Responde atenciosamente todas as perguntas
que lhes foram dirigidas pelos participantes.

 
O escritor Luiz Calheiros, a Pres. da ANL Márcia Pessanha
e o escritor Carlos Rosa





público presente

público presente

Sylvio Lago Jr- entrevistado
Gilson Rolim - Coordenador do Projeto
Edel Costa - escritora 
Leda Mendes Jorge - Sec. da ANL
 
Sylvio Lago Jr.
exibe seus livros de ensaios

Márcia Pessanha - Pres. ANL
Momento em que faz sua pergunta ao entrevistado

Sylvio Lago Jr. e Alberto Araújo
 
 
 
***
 
 
 
CAROS LEITORES FOCULISTAS
 
 
 
O DVD DO CONVERSA LITERÁRIA
COM SYLVIO LAGO JR.
ESTARÁ DISPONÍVEL NOS ACERVOS
DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS,
E VOCÊ PODERÁ ASSISTÍ-LO INTEGRALMENTE,
AGUARDE.
 
 
B- R- E- V- E
 
 
 
 
 
AGRADECIMENTO: O FOCUS - PORTAL CULTURAL
Agradece ao Coordenador do Projeto "CONVERSA LITERÁRIA"
O escritor GILSON RANGEL ROLIM
Pela sua colaboração nos textos que embelezam está página.
 
 

Um comentário:

  1. Caríssimos,
    vi a vossa reportagem sobre Sylvio Lago. Muito interessante. Gostaria, por isso, de colocar a seguinte questão: preciso com alguma urgência de um dos livros que Sylvio Lago mostrou («ensaios»),mas não encontro em lado nenhum aqui em Portugal. Por acaso alguém sabe como/onde o posso adquirir aí no Brasil? Ba estante virtual também não há...se me puderem facilitar o endereço de Sylvio Lago talvez possa diretamente solicitar este pedido...agradecia muito, estou fazendo um trabalho de pesquisa e é essencial o referido livro. Abraço!

    ResponderExcluir