8 de setembro de 2012

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS TRAZ QUINTETO VILLA-LOBOS NO MÚSICA DE CÂMARA

 

 

Quinteto Villa-Lobos comemora seu cinquentenário

com concerto na série “Música de Câmara na ABL”

 
 
A Academia Brasileira de Letras dá continuidade à sua série “Música de Câmara na ABL” com concerto do Quinteto Villa-Lobos, que comemora em 2012 seu cinquentenário de atividades ininterruptas. Atualmente, o grupo é formado por Rubem Schuenck (flauta); Luis Carlos Justi (oboé); Paulo Sergio Santos (clarineta); Philip Doyle (trompa); e Aloysio Fagerlande (fagote). O espetáculo está programado para o dia 13 de setembro, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Rio de Janeiro - RJ.
 
 
 
 
O programa prevê a apresentação das seguintes músicas: August Klughardt – Quintett, Op. 79 – Allegro non Troppo, Allegro Vivace, Andante Grazioso, Adágio-Allegro molto Vivace; Radamés Gnattali – Suíte para Quinteto de Sopros (1974) – Prelúdio, Valsa, Modinha, Choro, final; Edino Krieger – Serenata a Cinco (1968); Guinga – Ellingtoniana (arranjo Vittor Santos); e Ernesto Nazareth – Odeon (arranjo Caio Marcio) e Fon-Fon (arranjo Marcilio Lopes).
 
A série “Música de Câmara da ABL”, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, tem patrocínio da Petrobras.
 
 
Saiba mais...
 
 
 
 
 
 
Um alto grau de musicalidade marca a trajetória do Quinteto Villa-Lobos. Fundado em 1962, desde então trabalha na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino.
 
Em sua discografia destacam-se os CDs: Quinteto em Forma de Choros; Fronteiras e Quinteto Villa-Lobos Convida; Um Sopro Novo; A Obra de Câmara para Sopros de Heitor Villa-Lobos; Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974. Conquistou o Prêmio BR-Rival, em 2008, com Villa-Lobos – um clássico popular; em 2009, com Ernesto Nazareth, em 2011, com Rasgando Seda e, em 2012, com obras de Guinga. O Quinteto Villa-Lobos já se apresentou nas principais salas de concerto de todo o Brasil, além de turnês realizadas pela América do Sul, África, Europa e Oriente Médio. Em 2012, apresentou a primeira audição da obra Concerto a Cinco, de João Guilherme Ripper, em comemoração ao cinquentenário do grupo, apresentando-se com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
 
 
mais informãções:
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário