19 de setembro de 2012

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS - CONFERÊNCIA DE EVANILDO BECHARA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS



 
A Academia Brasileira de Letras (ABL)
é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897
e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo
da língua e da literatura nacionais.
Compõe-se a ABL de 40 membros efetivos e perpétuos,
e 20 sócios correspondentes estrangeiros
 
 
 
 
 

O acadêmico Evanildo Bechara falou, na ABL,

sobre a consolidação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

 
 

O acadêmico e filólogo Evanildo Bechara fez a palestra de encerramento do ciclo “Entre a gramática e a linguística”, na Academia Brasileira de Letras. A conferência, denominada “A consolidação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, foi proferida a onze dias do aniversário de quatro anos da assinatura do Acordo pelo Presidente Lula, em 29 de setembro de 2008, na sede da ABL, e entrará em vigor, definitivamente, no começo do ano que vem.
 

Domício Proença Filho
 
A coordenação foi do Primeiro-Secretário da ABL, Acadêmico Domício Proença Filho. O evento aconteceu no dia 18 de setembro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro- RJ
 

Domício Proença Filho e Evanildo Bechara


 
Evanildo Bechara disse que sua palestra fechou a temática que foi debatida também nas três conferências anteriores, proferidas pelo Acadêmico Arnaldo Niskier (Estrangeirismos: um bem, um mal?); pelo linguista Francisco S. Borba (Os novos rumos da lexicografia no Brasil); e pelo professor Ricardo Cavaliere (Norma linguística e inclusão social). Bechara explicou ainda as razões que levaram a Academia a optar por este ciclo: “Abrindo um espaço na série de mesas-redondas, a ABL promoveu o ciclo de conferências tendo como objetivo o cumprimento estatutário do cultivo da língua portuguesa. O conjunto de palestras tratou de temas oportunos da investigação do nosso idioma, quais sejam as motivações culturais do ingresso de estrangeirismo no léxico do idioma, bem como os novos rumos da lexicografia no Brasil, a problemática sociolinguística da norma e inclusão social. Fechando a temática, encerraremos com o tema A consolidação do Acordo Ortográfico da língua portuguesa, às vésperas do seu início obrigatório, no começo do próximo ano”, afirmou.
 
 



 
 
 
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.
 
 
 
 
Evanildo Bechara é o quinto ocupante da Cadeira da nº 33 da ABL, eleito em 11 de dezembro de 2000, nascido no Recife em 1928, é professor titular e emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua nos cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino médio e fundamental. É também membro da Academia Brasileira de Filologia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra. Representa a ABL para a adoção e consolidação do Acordo Ortográfico.


 
Entre centenas de artigos, comunicações a congressos nacionais e internacionais, Bechara escreveu livros que já se tornaram clássicos pelas suas sucessivas edições. Foi eleito por um colegiado de educadores do Rio de Janeiro, com apoio da Folha Dirigida, uma das dez personalidades educacionais de 2004 e 2005.







A convite da Nova Fronteira, integra o Conselho Editorial dos diversos volumes do Dicionário Caldas Aulete. Em 2005, foi nomeado membro do Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro e da Comissão para a Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa, iniciativa do Ministério da Educação.

Domício Proença Filho
 
 
Domício Proença Filho  nasceu  no Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1936 é um professor e pesquisador em língua portuguesa e literatura brasileira.
 
É doutor em letras e livre-docente em literatura brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel e licenciado em letras neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola. Fez curso ginasial e curso clássico no Colégio Pedro II - Internato. Curso primário na Escola Joaquim Manuel de Macedo, na Ilha de Paquetá, onde viveu sua infância e adolescência.
 
É titular de Literatura Brasileira e professor emérito da Universidade Federal Fluminense, aposentado após 38 anos de trabalho docente nos cursos de graduação e de pós-graduação. Atuou em inúmeros outros estabelecimentos de ensino médio e superior no Brasil e no exterior.
 

plateia presente

Alberto Araújo - mediador do FOCUS
esteve presente ao evento
 


A professora Dionilce Silva Faria
cumprimenta Bechara pela a bela conferência
 

Alberto Araújo
cumprimenta Bechara pela a sua bela conferência
 
 

Domício Proença Filho e Alberto Araújo

Domício Proença Filho, Dionilce faria e Alberto Araújo
 
 
 
 
 
 
saiba mais no site da ABL
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário