16 de julho de 2012

FEIRA DE LIVRO - HOMENAGEM AOS 95 ANOS DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS






Para uma programação imperdível...

Esta é para você Foculista que gosta
 prestigiar a cultura fluminense...


As editoras de Niterói participam de uma feira de livros no próximo sábado, dia 21 de julho, das 9 às 17 horas, na Praça da República, em homenagem aos 95 anos da Academia Fluminense de Letras. Haverá bandas de música, sorteio de livros, relançamento do livro "Presença da Cultura Fluminense"de Horácio Pacheco,(veja abaixo o release), oficina de leitura, contação de histórias para crianças e muitos livros com descontos incríveis.

Na ocasião, será empossada, na sede da Academia Fluminense de Letras (prédio compartilhado com a Biblioteca Pública de Niterói, do outro lado da praça), a primeira diretoria da Associação Niteroiense dos Editores de Livros (ANEL).

DATA: 21 DE JULHO DE 2012
LOCAL: Praça da República fica na Avenida Amaral Peixoto, em frente à Câmara de Vereadores.
HORÁRIO: 09 ÀS 17 HORAS
NITERÓI - RJ





Capa do Livro
'PRESENÇA DA CULTURA FLUMINENSE"
HORÁCIO PACHECO

Outra grande atração ocorrerá durante as comemorações de aniversário de 95 anos da Academia Fluminense de Letras, será o relançamento do livro “Presença da Cultura Fluminense”. O livro registra uma palestra de Horácio Pacheco (que foi Presidente da Academia Niteroiense de Letras  por décadas e membro de outras instituições como a Academia Fluminense de Letras e do Instituto Histórico Geográfico de Niterói). Tal palestra, feita às vésperas da fusão do estado da Guanabara com o antigo estado do Rio de Janeiro, externa os anseios de mestre Horácio diante da nova situação cultural que seria criada naquela ocasião. Trata-se de um livro histórico, portanto!
A nova edição organizada por R. S. Kahlmeyer-Mertens (membro da AFL que também assina o prefácio a esta segunda colação); conta, ainda, com o prefácio da primeira, de autoria de Lyad de Almeida e com um texto de apresentação/justificativa da edição, assinado por Luiz Augusto Erthal (Publisher da Nitpress, por onde o livro será editado).
Esta nova edição denota o esforço de novas e antigas gerações por retomar o melhor da literatura fluminense e, por meio desta, a identidade cultural do estado do RJ.




LANÇAMENTO

Data: dia 21 de julho, sábado, às 11 horas, durante a Feira de Livros organizada pela AFL e pela ANEL (Associação Niteroiense dos Editores de Livros).
Local: Praça da República, Centro, Niterói (Av. Amaral Peixoto, em frente à Câmara de Vereadores e à Biblioteca Pública de Niterói).
 
 
 
 
PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DE LIVROS
Durante a feira de livros será empossada, na sede da Academia Fluminense de Letras (prédio compartilhado com a Biblioteca Pública de Niterói), na Praça da República, a primeira diretoria da Associação Niteroiense dos Editores de Livros (ANEL), recentemente criada para congregar as editoras da cidade em torno das bandeiras da bibliodiversidade e da criação de uma política municipal para o livro niteroiense. A posse ocorrerá após a palestra do presidente do PEN Clube do Brasil, Cláudio Aguiar.
Confira a programação:


9h – Abertura oficial da feira na Praça da República, com retreta da banda de música formada pelos alunos da APAE.

10h - Palestra do presidente do PEN Clube do Brasil, Cláudio Aguiar, no auditório da Academia Fluminense de Letras, seguida da posse da diretoria da Associação Niteroiense dos Editores de Livros (ANEL).

10h - Atividades, na praça, com contadores de histórias. Oficina com a escritora Neide Graça, autora dos livros Alice e o Mistério da Casa Verde (infanto-juvenil) e O Sumiço da Caixinha de Alice (infantil).

10h - ERA UMA VEZ... (atividade de estímulo à escrita), no estande da Biblioteca Pública de Niterói.

11h - Lançamento do livro Presença da cultura fluminense (Nitpress), de Horácio Pacheco.

11h - Contação de história - Divulgação do acervo da BPN (estande da BPN).

11h30 - Conversando sobre o livro Café Pingado (Muiraquitã), com o autor Wanderlino Teixeira Leite Netto.

12h - Retreta da banda da Polícia Militar.

14h - horas "Caravana Literária Muiraquitã" apresentando livros e autores: A Genealogia do Piano, de Licia Lucas e Marne Serrano; O Perfume da Palavra (coletânea), vários autores; e Toda mulher tem sete homens, de Vera Lucas.

14h - Aquarela Animações (estande da BPN).

15h - Oficina de leitura e declamação (público adulto), com Marly Prates.

15h - Oficina de marcadores de livro (público infantil), no estande da BPN.

15h30 - Teatro de fantoches (estande da BPN).

17h - Encerramento.
VAMOS PRESTIGIAR
ESSE GRANDE MOMENTO CULTURAL
DE NOSSA CIDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário