25 de junho de 2012

3ª EDIÇÃO DO SALÃO DA LEITURA DE NITERÓI - RJ


ESTÁ ABERTO O 3º SALÃO DA LEITURA DE NITERÓI



O 3º Salão da Leitura de Niterói – RJ tem como objetivo promover a leitura em seu sentido mais amplo, desdobrada nas diversas linguagens da arte e do pensamento, e tendo o livro como seu principal elemento: esse é o conceito do 3º Salão da Leitura de Niterói, promovido pela Prefeitura de Niterói, através de sua Secretaria de Educação, entre 22 e 30 de junho, no Caminho Niemeyer, bem ao lado da Estação das Barcas e próximo ao Terminal Rodoviário. O Teatro Popular ganhou este ano mais três estruturas, uma delas de 2.100 m2, para abrigar estandes, palcos e auditórios, além de praça de alimentação e teatro.
Com cerca de uma centena de eventos gratuitos nos seus oito dias consecutivos, entre lançamentos, palestras, recitais, espetáculos, debates, o 3º Salão da Leitura vai contar com a presença de artistas das mais diversas linguagens que têm no livro uma maneira de se expressar. Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Martinho da Vila e Moraes Moreira são alguns dos músicos, cantores e compositores que têm no livro uma parte de sua expressão artística, somando a criação literária à música e à poesia. Eles estarão presentes nos diversos encontros e eventos. Além desses artistas da música, estarão presentes celebridades e pensadores das áreas de esporte, medicina, história, que também estendam ao livro sua expressão profissional.
Estudantes e professores, das redes pública e privada, são contemplados de maneira privilegiada. Uma parte importante do salão é voltada para esse público, para que se promova, estimule, amplie e consolide uma aproximação com a leitura. “Autores e especialistas na literatura infanto-juvenil, alguns dos melhores contadores de histórias do Brasil e ilustradores de renome estão na programação. Para incentivar e seduzir a criança, o leitor jovem, juntamos a parte lúdica - teatro, brincadeiras, musica, plasticidade- ao caráter educativo”, diz ainda Julio Diniz.
Além disso, a Prefeitura de Niterói disponibilizará ônibus para levar cerca de 7 mil alunos da Rede Municipal ao Salão. Segundo a presidente da comissão de organização do Salão da Leitura, Nádia Enne, cada aluno receberá um vale-livro no valor de R$10.  “Isso, para as crianças, é muito importante. Ver cada uma delas saindo do evento com seus livros é muito gratificante  e faz nosso esforço valer a pena”, conclui Nádia.

O Teatro Popular de Niterói será utilizado para a apresentação de grandes atrações. Estandes ficarão em tendas climatizadas – a maior delas  tem 2.100m2 (70m X 30m), com 120 estandes, além de duas tendas acopladas (Sala Bartolomeu Campos Queirós e Sala Noel Rosa) e um auditório interno ( Sala Mário Lago).

PROGRAMAÇÃO
Além da presença de editoras, escolas e instituições nos estandes, a programação inclui uma longa série de atividades. Alguns dos destaques:
- Exclusivamente para o público infantil, diversos espetáculos nos horários diurnos (das 10h em diante) trazem nomes como os cantores e compositores Bia Bedran e Zé Zuca, o ator e contador de histórias José Mauro Brant, caricaturistas, ilustradores e escultores em ação.
- Nos encontros batizados como Café Literário e De Conversa em Conversa, sempre na faixa das 16h, as presenças de Adriana Calcanhoto, Moraes Moreira e Martinho da Vila; dos escritores e pensadores Antonio Torres, Ruy Castro, Heloisa Seixas, Sergio Cabral, Stella Caymmi, Affonso Romano de Sant’anna e Roberto da Matta.
- Na faixa das 19h, shows e recitais com Maria Bethânia, Alfredo Del-Penho, Silvério Pontes, Mauro Costa Jr., Dudu Oliveira, Eles Que Digam.
- Em todo o evento, palestras e encontros tratam da leitura sob a ótica de temas diversos como o esporte (o Projeto Nomes junta Fernanda Keller, Torben Grael, Ricardo Tatuí), urbanismo, história, cinema, rock, jornalismo (com Luiz Antonio Mello). O FOCUS está presente nos eventos e sempre traz muitas novidades para você que não pode participar.  Confira.



Academia Niteroiense de Letras

 



Alberto Araújo e Paulo Roberto Cecchetti


Robert Preis e Luiz Calheiros

Entrada principal
para o Salão da Leitura
Paulo R. Cecchetti e Carlos Rosa


Teatro Popular

1º dia do evento à noite

Alberto Araújo - mediador do FOCUS
esteve presente a abertura do 3º Salão da Leitura



 

Júlio Cesar Valladão Diniz
curador do 3º alão da Leitura de Niterói
momento da abertura das atividades




sequencial de fotos dos standes
para você ter uma idéia como é o 3º Salão da Leitura de Niterói







 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário