29 de março de 2012

2º CICLO DE CONFERÊNCIAS: PENSAR HOJE II

2º CICLO DE CONFERÊNCIAS: PENSAR HOJE II

DA

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS




COORDENAÇÃO: MARCO LUCCHESI

Marco Lucchesi (Rio de Janeiro, 1963),  é escritor, poeta, ensaísta e tradutor brasileiro.
Entre diversos prêmios aos quais disputou e ganhou, destaca-se a chegada a final do Prêmio Jabuti de 2002. É professor de Língua e Literatura Italiana na Faculdade de Letras da UFRJ, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação, além de orientar dissertações e teses.
Foi eleito para a cadeira de número 15, fundada pelo poeta Gonçalves Dias, da Academia Brasileira de Letras, em eleição realizada em 03 de março de 2011.



 veja a programação no banner
 


ABL dá prosseguimento aos ciclos de conferências sobre as diversas formas de pensar hoje o mundo, a arte e a ciência


A Academia Brasileira de Letras dá continuidade aos ciclos de conferências sobre as diversas formas de se pensar o mundo, a arte e a ciência, com a segunda etapa das palestras, denominada “Pensar hoje II”, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi. O tema será “Pensar a Literatura” e terá como palestrante o Professor Alcir Pécora. O evento está programado para o dia 3 de abril, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
De acordo com o Acadêmico Marco Lucchesi, o ciclo, assim como o anterior, o “Pensar hoje I”, encerrado semana passada, “responde a uma demanda de verticalizar diversas questões, de aprofundá-las a partir de uma proposta dialógica, frente ao desafio das diversas formas de pensar hoje o mundo, a arte e a ciência, em seus diversos desdobramentos, sem perder de seu horizonte uma visão ética do próprio pensamento”.

O ciclo atual terá mais três conferências (sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário): Dia 10 – “Pensar a História”, com o Professor Carlos Guilherme Mota; dia 17 – “Pensar a Educação”, com o Acadêmico e Professor
Eduardo Portella; e dia 24 – “Pensar a Transcendência”, com o Acadêmico e Professor Tarcísio Padilha.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais
Alcir Pécora é Professor livre docente e Diretor do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde leciona desde 1977. É também autor, entre outros, de Teatro do Sacramento: a unidade teológico-retórico-política nos Sermões de Vieira; Máquina de Gêneros; e As Excelências do Governador, em coautoria com Stuart Schwartz. Editor de várias obras de Vieira, entre elas: A Arte de Morrer do Padre Antonio Vieira; Escritos Históricos e Políticos do Padre Vieira; Sermões I e II; Índice das Coisas Mais Notáveis. Organizador das Obras Reunidas de Hilda Hilst e das de Roberto Piva.





 VAMOS PRESTIGIAR ESSE MOMENTO CULTURAL

mais informações visite o site:


2 comentários:

  1. ANDRADE JORGE - SÃO PAULO30 de março de 2012 às 10:58

    Caro Alberto

    Agradeço o convite, em maio estarei no rio (moro em são Paulo), se tiver algum evento na data, estarei presente.

    abraço

    Andrade Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro amigo Andrade Jorge, é sempre um prazer saber notícias suas, com certeza em maio haverá muitos eventos legais, de já esteja convidado.

      abraços

      ALBERTO ARAÚJO

      Excluir