23 de fevereiro de 2012

EQUADOR - ROMANCE DO ESCRITOR DO PORTUGUÊS MIGUEL SOUSA TAVARES TEMA DE DEBATE

"EQUADOR" 
ROMANCE DO ESCRITOR PORTUGUÊS
MIGUEL SOUSA TAVARES


Este livro que será tema de debate entre os escritores que participam do
"CLUBE DE LEITURA DE ICARAÍ"

E o Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles convida a todos para participarem do debate  no Clube de Leitura Icaraí, no próximo dia 2. O livro em debate na ocasião será o romance “Equador”, do escritor português Miguel Sousa Tavares. A conversa, sobre a trama que se passa na colônia portuguesa de São Tomé e Príncipe, no ano de 1905.

Acontecerá sexta-feira dia 02 de março de 2012, das 19h às 21 horas. A Livraria Icaraí fica na sede da reitoria da UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí. A entrada é franca.




No começo do século XX, Luis Bernardo Valença, conhecido intelectual português, é convidado pelo rei D. Carlos a executar uma missão descabida e complicada, que implicará numa abrupta mudança de sua vida. Solteiro e perto dos quarenta anos, ele desfruta das regalias que uma cidade grande como Lisboa tem a oferecer. Aceitar o convite do rei significa abandonar tudo por uma vida nova, na qual, entretanto, poderia colocar em prática suas convicções políticas - contribuir para a efetiva abolição da escravatura na África, assumindo o papel de governador de São Tomé e Príncipe. Luis Bernardo decide aceitar a missão proposta e é então jogado em uma realidade completamente alheia. Percebe que só a sua inteligência não será suficiente para dar conta do que o espera na ilha de São Tomé e Príncipe, onde chegam apenas dois barcos por mês e a população desconhece os direitos humanos já há muito tempo em voga na Europa. O leitor, acompanhando os passos de Luis Bernardo, vai conhecendo o território e os personagens da ilha através das descrições do autor; junto do protagonista, percebe a ambiguidade da sua realidade. E não são apenas questões políticas que estão envolvidas nesse cenário - quando Luis é tomado por uma paixão proibida e incontornável, tudo se torna ainda mais confuso e envolvente.





Miguel Andresen de Sousa Tavares (Porto, 25 de Junho de 1950) é um jornalista e escritor português.
Filho do advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares e da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares é natural do Porto. Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, e foi na capital que passou a infância e a juventude. Durante mais de uma década foi advogado em Lisboa.
Estreou-se no jornalismo em 1978, ano em que iniciou a sua colaboração na Radiotelevisão Portuguesa. Em 1989 participou na fundação da revista Grande Reportagem, que dirigiu entre 1990 e 1999. Ainda em 1989 foi também director da Sábado, fundada por Pedro Santana Lopes, mas manteve-se pouco tempo no cargo, devido à instabilidade interna da revista. Em 1990 começou a colaborar no Público, onde publicaria uma crónica semanal até 2002. Ao mesmo tempo, estendeu a sua colaboração ao desportivo A Bola, à revista Máxima e ao informativo online Diário Digital.
Voltou à televisão como apresentador de Crossfire, na SIC, com Margarida Marante. Em 1998 recusou o cargo de director-geral da RTP. Em 1999 partilhou o debate Em Legítima Defesa, com Paula Teixeira da Cruz e moderação de Pedro Rolo Duarte, na TVI. A partir de 2000, na mesma estação, viria a marcar presença assídua às terças-feiras no Jornal Nacional, na análise à actualidade nacional e internacional.
Das suas incursões literárias resultaram compilações de crónicas, vários romances, livros de contos e uma história infantil. Equador, de 2004, foi um best-seller, estando traduzido em mais de uma dezena de línguas estrangeiras. Rio das Flores, em 2007, teve uma primeira tiragem de 100 mil exemplares. Recebeu o Prémio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego, em 2007.
Da sua actividade cívica, integrou a Direcção do Movimento Portugal Único, em 1998, defensor do «não» num referendo sobre a regionalização administrativa. Em 2009 contestou publicamente o prolongamento do terminal de Alcântara, numa concessão polémica à construtora Mota Engil. Actualmente é colunista semanal do jornal Expresso e conduz entrevistas em Sinais de Fogo, na SIC. Mantém ainda a crónica n' A Bola, onde se evidencia como adepto do Futebol Clube do Porto.
Casou pela primeira vez a 7 de Abril de 1973, no Estoril, com Mariana Espírito Santo Bustorff Silva (Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 9 de Dezembro de 1951 — 1 de Janeiro de 2001), de quem se divorciou e de quem teve um filho e uma filha:
Pedro Bustorff de Sousa Tavares (17 de Abril de 1975), tem dois filhos de Sofia Barciela Borges: Miguel Barciela de Sousa Tavares (Lisboa, 10 de Dezembro de 2007)João Sousa Tavares (17 de fevereiro de 2012) Rita Bustorff de Sousa Tavares (Lisboa, 19 de Maio de 1978), casada em 2002 com Ricardo Espírito Santo Bastos Salgado, filho do banqueiro Ricardo Espírito Santo Silva Salgado e de sua mulher Maria João Leal Calçada Bastos, com geração Ricardo de Sousa Tavares Salgado, nascido a 26 de Março de 2003 Maria Ana de Sousa Tavares Salgado, nascida a 16 de Janeiro de 2006 Sofia de Sousa Tavares Salgado, nascida a 19 de Junho de 2009
Casou segunda vez com a jornalista Laurinda Alves, de quem se divorciou e de quem tem um filho: Martim Alves Andresen de Sousa Tavares (Lisboa, 1989)
Casou terceira vez com Cristina Pinto Basto Avides Moreira, de quem se divorciou em 2009, sem geração.
Casou pela quarta vez com a deputada centrista Teresa Caeiro em Pavia, Mora, a 25 de Junho de 2011



Equador é um retrato brilhante de Miguel Sousa Tavares da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia, que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colônias.

Equador - versão em inglês



A TV Brasil - televisão pública brasileira - lançou dia 3 de outubro de 2011, segunda-feira, às 23h, a série “Equador”, essa emocionante história de amor, política e traição, baseada no livro homônimo do escritor e jornalista português Miguel Sousa Tavares.
A série, que já foi sucesso de público em Portugal, espraia-se por 30 episódios repletos de romance, política, intrigas e belas imagens cinematográficas.
"Equador", a maior e mais cara série feita em Português, tem levado Portugal aos 5 continentes. Produzida pela TVI – Televisão Independente de Portugal - a série foi filmada em cinco países, envolvendo 120 atores, quase 500 técnicos e milhares de figurantes.

Trama
“Equador ” conta a história de Luís Bernardo, nomeado para o cargo de Governador Geral de São Tomé e Príncipe, na costa africana. Ele terá que mediar as relações entre os fazendeiros, acusados pela coroa britânica de praticar a escravidão, e o cônsul inglês David Lloyd Jameson. Essa relação se complica quando Luís Bernardo se apaixona pela mulher de David, Ann Rhys-More. Esse triângulo amoroso é o centro da trama que decorre no cenário paradisíaco daquela ilha do Equador.
A série será emitida pela TV Brasil de segunda a quinta, às 23h.



A Livraria Icaraí fica na sede da reitoria da UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí.   Niterói-RJ


O Clube de Leitura de Icaraí vai viver esses momentos, essa trama que está conquistando o mundo. Através de debates e leituras críticas  com o grupo de leitores e escritores do grandioso Clube de Leitura. Na oportunidade eles irão expor suas idéias, Vamos prestigiar esse grande momento cultural.

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O BLOG:

http://clubedeleituraicarai.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Poxa, muito bacana as capas do livro do do Miguel Sousa Tavares, em especial a inglesa, não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha do livro, muito legal. Quero fazer uma resslva: os participantes do Clube de Leitura Icaraí são simples leitores, não escritores. Por acaso, há inserido nesse grupo alguns escritores. Quanto ao livro EQUADOR, gostaria de dizer que é um desses livros que ficam tatuados na alma da gente para sempre.
    Angela Ellias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... "ficam tatuados na alma da gente para sempre". concordo consigo.
      Estou a ler o livro, até aqui ainda não me arrependi. Fiquei intrigado ao ler o comentário neste site que o Luís Bernardo se apaixona pela Ann. Estava a espera que ele se apaionasse pela negra Doroteia. De qualquer forma só aumentou a minha anciedade e interesse nele. Vou continuar a leitura

      Excluir
    2. Angela Elias, "ficam tatuados na alma da gente para sempre." Concordo plenamente consigo. Conheci o livro apenas agora (Dez. 2013) e já passei o meio em leitura. Estava a espera que Luís Bernardo se apaixonasse pela negra Doroteia no entanto, ao lesr este site, descobri que ele se apaixona com a Ann, mulher do consul Ingglês. De qualquer forma só aumentou a minha ância e interesse pelo livro. Vou continuar a leitura. Grande romance. De parabens está o Miguel Sousa Tavares

      Excluir
    3. Angela Elias, "ficam tatuados na alma da gente para sempre." Concordo plenamente consigo. Conheci o livro apenas agora (Dez. 2013) e já passei o meio em leitura. Estava a espera que Luís Bernardo se apaixonasse pela negra Doroteia no entanto, ao lesr este site, descobri que ele se apaixona com a Ann, mulher do consul Ingglês. De qualquer forma só aumentou a minha ância e interesse pelo livro. Vou continuar a leitura. Grande romance. De parabens está o Miguel Sousa Tavares

      Excluir