27 de janeiro de 2012

O VIOLONISTA HUNGARO SÁNDOR MESTER SE APRESENTA NO MUSEU DO INGÁ



Aconteceu dia 26 de janeiro de 2012, às 20 horas no Museu do Ingá na Rua Presidente Pedreira, 78 - Ingá - Niterói – RJ, o belíssimo evento com o violonista húngaro Sándor Mester, única apresentação do artista em nossa cidade, muitas personalidades do mundo musical estiveram presentes, e saíram de lá maravilhados com o talento do grandioso músico. No vasto repertório Sándor ofereceu músicas dos renomados Sebastian Bach, Liszt, Villa Lobos e um musical com lindas canções húngaras. A revista cultural Focus este presente e trouxe na íntegra todo esse momento da cultura húngara para os fluminenses. Confira nas imagens abaixo.


Sándor Mester - Violonista


          SÁNDOR MESTER (ou MS3 Mester Sándor 3, como é conhecido no meio musical), desde criança queria ser um virtuoso e viajar o mundo como seu ídolo Liszt. Iniciou o estudo da guitarra como seu pai e rapidamente atingiu notável sucesso. Com apenas 16 anos de idade, como estudante do Erzsébet Nagy, ele ganhou o prêmio Nacional da Hungria de Guitarristas, concorrendo na cidade de Torino. Em 1992, foi admitido para o Liszt Academia de Música, estudando violão com József Eötvös e composição com Iván Madarász.

          Em 1998 após o excelente início na vida musical húngara Sándor Mester teve sua carreira ameaçada devido a uma doença chamada "distonia focal" que paralisou sua mão direita. Mester enquanto lutava por sua recuperação voltou sua atenção aos computadores e reinventou uma nova maneira de fazer música concorrendo a patente com a "Digital Improvisation" (DI), fundando a Digimpro KFT em Budapeste (2000) e Digimpro Ltda em Londres (2003). A tecnologia DI já foi usada por grandes estrelas como: Robbie Williams, Roots, Manuva, Erasure e Moby.

          Graças à técnica do guitarrista EDE ROTH, ao ensino especial de guitarra/violão e à muita garra, MESTER recuperou os movimentos da mão direita e retomou sua carreira em 2003 levando-o à realizar mais de 500 concertos até 2005, apresentados em diversos países como Estados Unidos, Marrocos, Israel, Itália, Portugal, Sérvia, Romênia, República Checa, Hungria, Bulgária e Eslováquia.

          O repertório de MS3 abrange 600 anos de música, desde o Renascimento aos dias de hoje e inclui os mestres de violão clássico da Espanha e da Itália (Fernando Sor e Francisco Tarrega) e América do Sul (Barrios); além de apresentar também obras de Sebastian Bach, Luis Milan, Francesco di Milano, Carlos Paredes, Carlos Seixas e Béla Bartók.

          SÁNDOR MESTER é único, não apenas por ser o violonista clássico com maior número de concertos na Europa Central  e Oriente, nem por apresentar um  repertório que abrange 600 anos de música clássica, mas por encará-la como uma missão cultural, levando-a para as pessoas que não tem oportunidade de ouvi-la



Kika Dantas - Representante do Músico Sandor Mester no Brasil, aqui momento que apresenta os dois músicos ciganos que abriram o espetáculo - Mio e Marcelo Vacite




Mio Vacite - musicista

Marcelo Vacite - musicista

Sándor Mester - violonista









Angela Gemesio - apoiadora cultural do evento
com Sándor Mester




 


Sándor e Alberto Araújo




Alberto Araújo - Mediador do FOCUS




Segundo informaçòes Gemesiana o artista estará no Brasil em maio para ser homenageado por sua grande contribuição musical no mundo. AGUARDEM...





EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário