20 de novembro de 2011

PALESTRA NA PAULINAS LIVRARIA

PALETRAS NA PAULINAS LIVRARIA



Aconteceu dia 19 de novembro de 2011, das 9 às 12:30 horas na Paulinas Livraria a Palestra “Questões de Direito Matrimonial Canônico” com o Pe. Demétrio Gomes da Silva. A referida palestra foi a que fechou o ciclo de eventos que aconteceram durante o ano de 2011, aconteceu muitos eventos, bons e o público teve oportunidade de interagir em todos os sentidos, afinal houve de tudo; palestras, filmes, oficinas, cursos, homenagens, etc. tudo aconteceu no amplo salão que fica no segundo piso da Paulinas Livraria,  situada à Rua Dr. Borman, 33 – Centro – Niterói- RJ. O FOCUS esteve lá e trouxe as imagens dessa grandiosa palestra, que foi muito bem administrada pelo Pároco Demétrio Gomes. Confira.



Paulinas Livraria


A primeira Paulinas Livraria, no Brasil, foi inaugurada em 1947, no centro comercial de Porto Alegre - RS.

A presença deste centro católico de difusão de livros, CDs, Vídeos, revistas foi sempre o lugar onde inúmeras pessoas, não só da cidade, mas também do Estado, sempre procuraram material para estudos, reflexões, aprofundamento e entretenimento. Tornou-se uma exigência da Paulinas crescer na qualidade e diversidade dos produtos e no atendimento dos seus clientes.

Hoje, a Paulinas Livraria oferece inúmeros serviços às Pastorais da Igreja, às universidades e escolas e às famílias, bem como aos meios de comunicação social, com a qualidade que o povo gaúcho merece, somando a eficiência e otimização no serviço.

Serviços Paulinas Livrarias

Atendimento Personalizado

Uma equipe de funcionários da Paulinas Livraria está preparada para atender qualquer necessidade em relação aos produtos, orientar em caso de dúvidas, sugerir pistas e material para seus estudos, conferências e trabalhos.

Serviço de atacado a Livrarias e Paróquias da região

Paulinas Livraria mantém um serviço de atacado para a região. Livreiros e paróquias, cadastradas neste serviço, podem solicitar a visita do vendedor ou fazer seus pedidos diretamente à própria livraria.

Consignação de produtos

Paulinas Livraria presta um serviço consignação de seus produtos às paróquias e aos encontros de grupos de pastoral credenciados pelos seus responsáveis.

Serviço de Divulgação

Paulinas Livraria mantém um serviço de divulgação dos produtos Paulinas em várias rádios locais, jornais e na Rede Vida de Televisão.
Pastoral Vocacional

As Irmãs participam da Pastoral Vocacional , promovendo, também com outras religiosas, leigos, seminaristas, sacerdotes, encontros vocacionais, retiros e visita às famílias, com o objetivo de abrir perspectivas vocacionais aos jovens. Uma irmã acompanha o processo de discernimento vocacional de várias jovens. As jovens que desejarem comunicar-se com a irmã podem usar o
e-mail:

Programação Cultural

Paulinas Livraria conta com um AUDITÓRIO para encontros e cursos, equipado com modernas tecnologias de comunicação. Organiza atividades culturais e pastorais com especialistas em literatura infanto-juvenil, ensino religioso, pastoral, teologia, catequese, bíblia e comunicação. Coloca o Auditório à disposição de grupos de estudo e reflexão, quando previamente agendados.


Projeto Escolas

Paulinas Livraria vai às escolas, com o projeto "Sugestões criativas para um ensino dinâmico". O objetivo é motivar os professores para a valorização do material paradidático na aprendizagem dos alunos. Para isso promove encontros e treinamentos sobre o modo de utilizar o livro, a imagem e o som, de forma interativa, na educação. Promove também a hora do conto com a presença de autores.

Feira de Livros

Paulinas Livraria organiza Feiras de livros principalmente nas escolas com o objetivo de promover a leitura não somente entre as crianças, mas, também, entre as famílias e professores. As feiras geralmente são realizadas nas escolas ou em outros espaços com programação cultural ou educativa adequada.


Paulinas Livraria
Local onde aconteceu o evento







Irmã Leonete
Aqui apresentando para o público presente
o palestrante Pe. Demétrio Gomes


Irmã Alice e Irmã Leonete
organizadoras dos eventos da Paulinas Livraria

Pe. Demétrio Gomes da Silva
Diretor Espiritual, Diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói-RJ, Mestrando em Direito Canônico, Assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Niterói e Diretor Espiritual do Grupo de Casais Famílias em Cristo




Questões de Direito Matrimonial Canônico

Objetivo:

Compreender os principais aspectos referentes a abordagem substancial do Sacramento Matrimonial seguindo o Direito da Igreja


Introdução teológica

1 - Um dos setes sacramentos
C. 840 - Os sacramentos do novo testamento instituido pelo Cristo Senhor e confiados a Igreja, como ações de Cristo e da Igreja, constituem sinais e meios pelos quais se exprime e se robustece a fé, se presta culto a Deus e se realiza a santificação dos homens(...)



sacramento de serviço

Elementos constitutivos do sacramento:

1 - Matéria (elementos indeterminado)
2 - Forma (elementos determinante)
3 - Ministro (agente)
4 - Sujeito (receptor)



Matrimônio

- Realidade antropológica
"ELE os criou no começo o homem e a mulher. Por isto o homem deixará
seu pai e sua mãe, e se unirá a outra mulher, e serão os dois uma só carne. Portanto o que Deus uniu nunca se separe.

Público atento às informações
do Pe. Demétrio








Dois modos de ser do matrimônio válido:

- Matrimônio ratificado (ratum)
- Matrimônio consumado (pelo ato conjugal)

 









As proibições do Canône 1.071

1 - Exceto casdo de necessidade, sem licença, ordinário local
- matrimônio de vagantes: ex: ciganos, artistas de circo, marinheiro

2 - A matrimônio que não possa ser celebrado ou reconhecido civilmente

3 - A matrimônio de que tem obrigações naturais, originadas de união precedente, em relação à outra parte ou a filhos.

4 - A matrimônio de que tenha abondonado notoriamente



...E foram tantas informações precisas, que o público presente ficou maravilhado diante de tanto conhecimento do Pe. Demétrio.





Pe. Demétrio Gomes
conduzindo o assunto


Público assistindo a palestra







Alberto Araújo - Professor






Irmã Leonete
encerrando a palestra
com sorteio de brindes


Pe. Demétrio Gomes e Alberto Araújo





Tiago Alberione
Fundador da Família Paulina


Oração

Senhor, glorificai na vossa Igreja o bem-aventurado Tiago Alberione. Que ele seja para nós exemplo e intercessor no caminho de nossa santificação e de nosso apostolado. Ajudai-nos em nosso trabalho de evangelização, a fim de que a presença de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, se irradie no mundo por meio de Maria, Mãe e Rainha dos Apóstolos. Concedei-me as graças que agora vos peço... Amém







Irmã Alice

Alberto Araújo e Irmã Alice



Contato:


Fone:  (21) 2622-1219


 

 Alberto Araújo - Mediador do FOCUS



EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...



Nenhum comentário:

Postar um comentário