2 de novembro de 2011

EUROPA - VISITANDO SANTUÁRIOS MARIANOS

EUROPA - VISITANDO SANTUÁRIOS MARIANOS




Com o intuito de conhecer culturas diferentes do mundo europeu. Eu Alberto Araújo, o mediador do FOCUS, junto a um grupo de pessoas, liderados pela Comunidade Obra de Maria e Canção Nova, ciceroneados por Dunga e Marconi, fizemos uma recente viagem à Europa, e conhecemos santuários, museus, igrejas, monumentos, universidades, gastronomias, etc. de mais de 11 cidades européias, e eu trouxe um pouco das suas variedades culturais. E aqui as matérias serão distribuídas em capítulos, as matérias foram divididas em 11 capítulos para melhor assimilação. E que vocês caros leitores foculistas, terão a oportunidade de ver as imagens que foram feitas exclusivamentes por mim e serão postadas aqui no blog. Confiram.

Cidades visitadas:

1 - Lisboa
2 – Fátima
3 – Coimbra
4 – Salamanca
5 – Ávila
6 – Madrid
7 – Zaragoza
8 – Lourdes
9 – Amboise
10 – Nevers
11 – Paris


 CAPÍTULO I


LISBOA - PORTUGAL


Lisboa – A modesta Lisboa manteve-se “apagada” por muito tempo, enquanto suas vizinhas se pavoneavam. Durante quase 50 anos de isolamento, Salazar sufocou a cidade sob um manto conservador, mas agora ela emergiu de seu casulo. Graças a financiamentos europeus e à indicação como Cidade da Cultura, em 1994 e sede da Expo 98, que viu a chegada do futurista Parque das Nações. Lisboa está florescendo. Dada a história de navegações de Portugal, o novo e o velho mundo se acomodaram confortavelmente lado a lado na capital. Os lisboetas saem de armazéns reformados à beira-rio e de butiques da moda para embarcar em bondes antiquíssimos, que resfolegam para subir ladeiras, serpenteando por moradias baixas, minúsculos empórios e antigos muros romanos.

Lisboa - A maior e mais importante cidade de Portugal. É também a capital do Distrito e da Área Metropolitana de mesmo nome. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Possui, em 2011 uma população de 545.245 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2.870 km², abrigando quase 2,9 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Européia, que faz desta a região a mais rica de Portugal. O distrito de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6.734,94 hab./km².

O distrito subdivide-se em 53 freguesias e faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Os principais meios de transporte na cidade são o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos concelhos periféricos. Estes carros entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes à capital.

Lisboa possui inúmeras atrações turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projetos de novas sedes à beira rio. Considerada a "Capital do Mundo Lusófono", Lisboa abriga ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Destaques:
Quadrado e concentrado, o centro de Lisboa, a cidade baixa, é a área, com uma grade de ruas apertadas, construidas após o terremoto de 1755. A rua Augusta, calçadão central só para pedestres, afunila-se para o sul até a bonita Praça do Comércio, o portão de entrada de cidade medieval, Para o norte a principal praça da Baixa e o seu ponto de referência central é o Rossio. A oeste, sobre uma das setes colinas de Lisboa, fica o valorizado Chiado. A norte do Rossio, fica a grandiosa avenida da Liberdade, que termina na Praça Marquês de Pombal.

No city tour ficamos conhecendo a praça Marquês do Pombal, a avenida da liberdade, praça do Rossio, descobrimos a Baixa Pombalina, Rio Tejo e a Torre de Belém.




Bandeira de Portugal


Embarque para Portugal pela TAP


Aeronave TAP


Embarque do grupo à Europa, no Aeroporto
de Guarulhos - SP







Aeroporto de Lisboa-PT



Hotel Amazônia - Lisboa
onde ficamos hospedados



BES - Banco Espírito Santo

O Banco Espírito Santo
é um banco privado português,
fundado em 1869 e com sede na
 Avenida da Liberdade em Lisboa


                                        
Torre de Belém - Lisboa - PT


Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.

O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.










A Sé de Lisboa,
 inicialmente designada de
 Igreja de Santa Maria Maior,
foi mandada construir em 1150
 por D. Afonso Henriques,
 três anos depois de ter conquistado
Lisboa aos Mouros.



Sequência de Fotos do altar da Sé de Lisboa
Ou Igreja de Santa Maria Maior













Igreja de Santo Antônio


A popular Igreja de Santo Antônio, encontra-se no local da casa onde Santo Antônio nasceu, junto à antiga "Porta do Mar" que existia na muralha que dava acesso ao interior de Lisboa medieval, e assume-se como seu santuário. Ao lado encontra-se um pequeno museu a ele dedicado.

A cripta com entrada pela sacristia é tudo o que resta da igreja original que foi destruída pelo terramoto de 1755. A nova igreja foi iniciada em 1757 sob a direção de Mateus Vicente, arquiteto da Basílica da Estrela. A Igreja foi parcialmente paga pelas crianças que pediam "um tostãozinho para o Santo Antônio e como podemos ver hoje o chão da capela está coberto de moedas, e as paredes exibem mensagens de devotos.
 
A fachada mistura o estilo manuelino com as colunas jónicas neoclássicas de cada lado da entrada principal. No interior, na descida para a cripta, um painel de azulejos modernos celebra a visita do Papa João Paulo II em 1982. Em 1995, a igreja foi renovada para o 8º centenário do santo.

Manda a tradição que os jovens que tencionam casar, no dia do casamento visitem a igreja e rezem e deixem flores ao Santo Antônio, que é intercessor dos recém-casados.



Torre de Belém
(por outro ângulo)








Praça Marquês de Pombal situa-se entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII. No centro ergue-se o monumento a Marquês de Pombal, inaugurado em 1934.

Sob a praça passa o Túnel do Marquês extenso túnel rodoviário que liga o eixo da Avenida Fontes Pereira de Melo com a auto-estrada A5 e que se destina a servir os automobilistas dos concelhos a oeste de Lisboa.

Outrora chamada de Rotunda, foi aqui que tiveram lugar os acontecimentos decisivos que levaram à Proclamação da República Portuguesa em 5 de Outubro de 1910.




Entrada do metrô - Lisboa - PT



Entrada do metrô de Lisboa-PT






Liberty Seguros




Hotel Saldanha de Lisboa





Euromúsica






Instituto Wall Street


Fundação Cidade de Lisboa












Hotel Fênix de Lisboa








Livraria Almedina

















Reginaldo Germano e Dunga


O quinteto aqui são:
Shirley, Girlene, Anézia, Pe. Lívio e Marilene
(atrás o simpático cicerone Marconi)

Nossa Guia Turística Portuguesa

















Mosteiro dos Jerônimos

                                                             
  O Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerônimos é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal é uma das principais igrejas  da Europa.

Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal


Viaduto







Car Rouge
Ônibus de dois andares



Alberto Araújo
Em frente a Torre de Belém-Lisboa-PT



EU ESTIVE LÁ E CLIQUEI TUDO...


PS: Caros amigos que fizeram essa maravilhosa viagem , e quiserem que suas fotos abrilhantem esta página, enviem-me pelos e-mails abaixo, eu terei o maior prazer de postá-las aqui.





visitem meu site oficial e meu outro blog:





Nenhum comentário:

Postar um comentário