30 de setembro de 2011

ITAJARA E VINNICIUS DIAS - "UM PIANO NA RUA" - SÉRIE MÚSICA NO MUSEU

ITAJARA E VINNICIUS DIAS - "UM PIANO NA RUA"
SÉRIE MÚSICA NO MUSEU


Um projeto cultural e grandioso,
que o FOCUS  tem a honra de fazer
a divulgação e cobertura

Leiam a programação abaixo,
 e não deixem de irem prestigiar o

 PROJETO "UM PIANO NA RUA" 
 SÉRIE MÚSICA NO MUSEU




Os pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS, que farão 02 (dois) Recitais de piano, em seu projeto "UM PIANO NA RUA", na Série "MÚSICA NO MUSEU", em homenagem a Franz LISZT , nos dias 04 e 09 de outubro de 2011, no Rio de Janeiro, nos seguintes locais:


Pianista VINNICIUS DIAS com participação especial Itajara Dias
Dia: 04 de outubro de 2011, terça feira, às 12h30.

Local: MUSEU DA REPÚBLICA.  Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro - GRÁTIS, há distribuição de senhas.

PROGRAMA: LISZT – Sonho de Amor; Sonata em Si Menor; Rapsódia Húngara n.º 2; CONSOLAÇÃO n.º 3 em Ré Bemol Maior; BRAHMS – Dança Húngara n.º 2; Dança Húngara n.º 11: Dança Húngara n.º 5


Pianista e compositor ITAJARA DIAS com participação especial Vinnicius Dias
Dia: 09 DE OUTUBRO DE 2011

Horário: 11h30 – domingo

Local: MAM - MUSEU DE ARTE MODERNA

Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – Rio de Janeiro- TEL. 2240-4944 - GRÁTIS, há distribuição de senhas.

PROGRAMA: F. LISZT – Sonho de Amor; Sonata em Si Menor; Rapsódia Húngara n.º 2; CONSOLAÇÃO n.º 3 em Ré Bemol Maior; J. BRAHMS – Dança Húngara n.º 2; Dança Húngara n.º 11; Dança Húngara n.º 5






Vinnicius e Itajara estarão mais uma vez mostrando seus talentos, imprimindo muita técnica e emoção em clássicos consagrados.

Os recitais fazem parte do projeto de autoria dos músicos intitulado “Um Piano na Rua”, se apresentando na série “Música no Museu” no qual se propõem a incentivar o grande público a ouvir música clássica e a frequentar recitais.

Os artistas acreditam que a música clássica é capaz de elevar os sentimentos das pessoas, tocando em seu íntimo e proporcionando novas possibilidades para a produção de um mundo melhor. Neste projeto, os pianistas apresentam-se em locais como museus, teatros, praças públicas, escolas, universidades e outros, mostrando clássicos conhecidos do público em pontos diferentes da cidade e do estado do Rio de Janeiro.



ITAJARA DIAS


Pianista e Compositor ITAJARA DIAS - Aos 9 escreveu suas primeiras composições. Aos 12 anos iniciou seus estudos de violino e, aos 14, ingressou no Conservatório de Música de Niterói, onde se graduou, passando então a dedicar-se ao instrumento musical que o acompanha até hoje: o piano.

Ruth Vianna, sua professora e diretora do Conservatório de Música de Niterói.
Revela-nos: "Em 1975, conheci um jovem pretendendo estudar piano: Itajara Dias! Começamos as aulas semanais as quais eram bem recebidas e entendidas. De mente aberta, fácil aproveitamento, desde cedo demonstrando gosto pela arte musical, pelo instrumento, sem perda de tempo. Em pouco tempo tínhamos prontos estudos de Czerny, Chopin, Moskowsky e Mozart. Memorizando com a maior clareza, de interpretação fácil e adequada. Que precisa mais, a não ser o tempo e as programações para serem absorvidas com relativa presteza! Um talento, músico de cérebro e de alma! Os anos apenas foram degraus na sua existência, para seu atual desempenho! Um pianista brasileiro, compositor e um ser humano altamente afinado para este mundo!".

Pianista, compositor, professor e psicólogo, Itajara Dias, já compôs aproximadamente, 500 composições de estilo erudito. Em 2009 recebeu homenagem do Consulado Geral da Federação da Rússia na abertura das comemorações dos seus 30 anos de carreira, apresentando recital de músicas russas e de sua autoria, tendo como convidado especial Vinnicius Dias, seu filho de 19 anos. Na comemoração desta data festiva realizou, no Teatro Municipal de Niterói, um concerto a dois pianos, acompanhado de Vinnicius Dias.

O seu projeto "Um Piano na Rua", desde 2006, também com participação especial do seu filho, vem apresentando os clássicos mais populares aos bairros da cidade do Rio de Janeiro, às cidades do interior e às capitais de todo o Brasil.

Pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Itajara Dias vem se apresentando com sucesso em Salas de Concerto do Brasil e exterior.

Sempre realizando grandes recitais em salas de concerto como na Itália, Estados Unidos, Alemanha e em cidades e capitais de todo o Brasil, como por exemplo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (inclusive executando suas composições coreografadas pelo Ballet do Theatro), Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Salão Dourado da UFRJ, Consulado Geral da Federação da Rússia, Centro Cultural do Banco do Brasil-CCBB, Centro Cultural da Justiça Federal, Museu de Arte Moderna - MAM, Rádio MEC (no programa Sala de Concerto), Bistrô MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Espaço Cultural José do Rêgo, em João Pessoa.

Itajara Dias tocou por duas vezes na Ilha de Caras, em Angra dos Reis, RJ. A primeira, com a participação de Ana Botafogo, 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na 2ª vez como pianista solista de parte da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os dois artistas, Itajara e Ana Botafogo, voltaram a se reunir em concorridas apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro da UFF e Teatro Municipal de Niterói.

Como compositor lançou o CD "Prelúdio a um novo dia", criando a denominação "Psychic Music" (uma versão clássica do que seria um estilo "New Age"), formando assim composições meditativas aliadas a uma técnica apurada. O CD inclui uma música do seu filho Vinnicius (que está com o pseudônimo de “Itajara Filho”), composta quando ele tinha quatro anos de idade. No CD "Música para Concerto" ele apresenta 13 composições, todas de sua autoria, totalmente gravado em piano acústico. Suas composições estão sendo divulgadas por artistas nacionais e internacionais. Na TV Globo, participou da novela "Páginas da Vida" com solos para piano.

A mídia, ao longo desses 30 anos, tem elogiado sua interpretação, bem como artistas e personalidades da música, destacando-se o Duo Pianístico Pancani (Thelma e Laura Pancani – Itália), o pianista Arthur Moreira Lima e o maestro Eleazar de Carvalho, que assim definiu Itajara Dias: "Parabéns pelo seu bom gosto, boa técnica, suaves sonoridades". É do escritor Paulo Coelho o comentário: "Itajara Dias tem a sensibilidade adequada para captar as emoções mais profundas em suas músicas". O jornalista, antropólogo, musicólogo e crítico de música Jeovah de Arruda Câmara, escreveu: "Itajara, você teve o privilégio de ser o iniciado escolhido, a fim de descortinar arcanos dos portais onde estava música de harmonias segredadas, até ainda não reveladas à Terra. São melodias mensageiras de Paz que o Cosmo envia às sensibilidades dos homens e das coisas".

 “As músicas compostas por Itajara me inspiram, me enlevam, me fazem sonhar, me tocam a alma e sinto vontade de dançá-las”.  Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “Das mãos de Itajara, emana um fluxo sonoro límpido, ao mesmo tempo volátil e consistente. Técnica e sensibilidade perfeitamente adequadas ao seu instinto criador de melodias etéreas, jamais embaçadas por harmonias de densidade incompatível com sua leveza.”  Rodolfo Valverde, crítico musical, professor e conferencista.“Itajara, agradeço sua atenção ao selecionar qualificadas interpretações e parabéns pelo bom gosto”. “(...) Itajara, que tanto aprecia e tão bem interpreta os impressionistas (...)” Arthur da Távora, escritor, poeta, político e jornalista. Itajara, também conhecido como “Magic fingers” (dedos mágicos). Zózimo Barroso do Amaral, colunista social e jornalista. “O pianista Itajara, que tão bem interpreta Chopin (...)” Ibrahim Sued, jornalista, colunista social e compositor.


VINNICIUS DIAS-PIANISTA



VINNICIUS DIAS nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 15 de abril de l990. Com dois anos, já mostrava afinidade com a música, iniciando seus estudos de piano logo cedo com o pai, o consagrado compositor Itajara Dias, pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Brasil.

Com sete anos, foi para o Conservatório de Música de Niterói-RJ, onde estudou com a professora Ruth Vianna. Teve aulas também com a professora Lusa Danico Schneiter e, nos EUA, em NEW YORK, com a professora Victoria Mushkatikol.

Faz Bacharelado em piano no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro- Brasil, tendo como professoras, Maria Teresa Soares e Talita Perez.

Em julho e agosto de 2010, o pianista VINNICIUS DIAS participou do VLADIMIR NIELSEN PIANO FESTIVAL SUMMER 2010, em Sag Harbor, NY, como único pianista jovem brasileiro, juntamente com outros jovens talentosos pianistas de países como China, Corea, Costa Rica, EUA, Israel e Rússia. Neste Festival tocou, além de composições de seu pai, o compositor e pianista Itajara Dias, músicas de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Tchaikovsky.

Atualmente está com um projeto “UM PIANO NAS ESCOLAS”. O projeto visa proporcionar aos estudantes, momentos de arte e lazer, desenvolvendo o gosto pelo piano e o conhecimento das obras de compositores nacionais e internacionais. Concomitantemente às apresentações acontecem explicações e comentários curiosos referentes aos aspectos técnicos do piano e da vida e obra dos compositores. A música clássica é, comprovadamente, de larga aceitação em todas as sociedades bastando, para isso, que seja facilitada sua aproximação com o público estudantil, já que os espaços oferecidos são tão reduzidos. A lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que a música deva ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O nosso projeto auxilia diretamente à aceitação dessa lei por parte dos alunos, porque a arte é um precioso instrumento para educar, desenvolver a capacidade crítica, a criatividade, a inteligência e a sociabilidade. A nossa iniciativa de levar recitais às escolas através do projeto “UM PIANO NAS ESCOLAS” visa também alcançar esses bons resultados.

Em 20 de março de 2011, apresentou-se com o pai no relançamento do CD “Musica para Concerto”, no Bistrô MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Neste recital recebeu convidados especiais como o Vice-cônsul da Rússia Sergey V. Sapozhnikove família e a bailarina Ana Botafogo que foi homenageada pelo pianista Itajara Dias.

Aos quatro anos compôs sua primeira música, “Feliz Noite”, que se encontra na 5ª faixa, do CD “Prelúdio a Um Novo Dia” do pianista e compositor Itajara Dias. Seguindo o exemplo do pai, Itajara Dias, desde os quatro anos dedica-se à música, estudando piano e compondo. Com o aprimoramento, vem mostrando todo o seu talento, imprimindo muita técnica e emoção em clássicos consagrados.

Neste mesmo ano, fez seu primeiro recital de piano e canto no Orfanato Teresinha de Jesus, na Tijuca, Rio de Janeiro, com toda a renda destinada ao Orfanato. Sua primeira apresentação de piano foi aos oito anos de idade, no lançamento deste CD, tocando sua composição a quatro mãos com o pai, além de dar uma canja tocando o Minueto em Sol de Bach.
Com 8 anos de idade apresentou-se também em recital beneficente no Chico’s Bar, no Rio, para crianças com câncer, assistidas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), comemorando o Dia das Crianças. E não parou mais de tocar e compor.

No Brasil (Rio de Janeiro), apresentou-se no Museu do Primeiro Reinado, Centro Cultural da Justiça Federal (várias vezes), MAM - Museu de Arte Moderna, Centro Cultural do Banco do Brasil-CCBB (pelo projeto Música no Museu). Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Conservatório Brasileiro de Música, Conservatório de Música de Niterói.

Em 2007, participou das gravações do CD e DVD Música Nova, da Série Música Brasileira no Tempo, com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, tocando celesta e teclado, sob a regência da maestrina Ligia Amadio e também em concerto na UFF. Em março de 2009, apresentou-se no Consulado Geral da Federação da Rússia, nas comemorações dos 30 anos de carreira do pai, o consagrado pianista e compositor ITAJARA DIAS.

Apresentou-se no Theatro Municipal do Rio de janeiro, com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, tocando celesta, sob a regência da maestrina Ligia Amadio, na cantata profana CARMINA BURANA.

Atualmente vem se apresentando nos recitais com o pai, no projeto “UM PIANO NA RUA”, e em carreira solo, por diversas cidades do Rio de Janeiro e em outros estados. Algumas das apresentações foram: No Rio de Janeiro Teatro Dina Sfatt – Universidade Gama Filho; Lona Cultural Hermeto Pascoal - Bangu; Unidade Kumon do Méier; Livraria Saraiva - Centro-RJ; Teatro Ramatis; Centro Cultural Léon Denis; Centro Municipal de Referência da Música Carioca, na Tijuca; Teatro da Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes - RJ;  Teatro Municipal de Angra dos Reis - Angra dos Reis-RJ; Teatro Municipal de Itaguaí – Itaguaí-RJ; Teatro do Colégio Marechal Rondon –Mendes – RJ.  Em Niterói-RJ: no Museu Solar do Jambeiro, Museu Casa de Cultura Oliveira Vianna, Conservatório de Música de Niterói, ASPI-UFF, Fundação Cultural Avatar; Igreja de São Judas Tadeu, Teatro da UFF e Teatro Municipal de Niterói. Em João Pessoa-PB: no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Além de várias outras cidades.





INFORMAÇÕES COM A EMPRESÁRIA E PROMOTER DOS DOIS ARTISTAS



Penha Ribeiro Dias

Tel. 2621-8054   -   Cel. 8117-8620


           penharibeiro@predialnet.com.br        




Ou com o mediador do FOCUS - Alberto Araújo

            
            a.alberto.sousa@bol.com


PS: As informações desta matéria foram cedidas gentilmente por Penha Ribeiro.As imagens são de Márcio Oliveira, exceto a foto da Penha Ribeiro - a Foto é de Alberto Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário