21 de setembro de 2011

EVENTO CULTURAL NA ANE - ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES

EVENTO CULTURAL NA ANE - ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES



Aconteceu dia 20 de Setembro de 2011, das 17 às 19 horas, o evento Cultural "Conhecendo Niterói - Tupi Águas Escondidas" - Palestra proferida pelo o Historiador Salvador Mata e Silva, o evento foi realizado no espaço da ANE - Associação Niteroiense de Escritores.
Na Biblioteca Pública de Niterói-RJ na Praça da República, s/nº - Niterói - RJ -
Informações: 3601-1956





                                                   




Uma das mais importantes bibliotecas do estado, com acervo de mais de 70 mil obras, incluindo uma imensa coleção dedicada à história do Rio. Este espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura.


Foi um evento muito importante, e faltou lugar para quem queria ouvir a palestra. O evento foi divido em dois momentos:

1º momento - Palestra do Historiador Salvador Mata e Silva, que proferiu a palestra
sobre Conhecendo Niterói-RJ - Tupi Águas Escondidas".

2º momento - Exibição de um vídeo, sobre os melhores pontos turísticos de Niterói-RJ, o vídeo é de autoria de Salvador da Mata e Silva e historiadora Cristina Pontes, e encontra-se à venda no Instituto Histórico e Geográfico de Niterói-RJ, situado à Rua Newton Prado, 12/303 - Santa Rosa / Anexo fica situado à Rua Visconde de Uruguai,414 - Centro - Niterói-RJ - Informações: (21) - 2719-6779. Confira abaixo nas fotos a cobertura inteira  que o FOCUS fez exclusivamente para você.




Glória Blauth - Diretora da Biblioteca



Leda Mendes Jorge - Presidente da ANE



Escritora Franci Machado Darigo
 Estará lançando um livro dia 04 de Outubro de 2011
(veja convite abaixo)



A autora,
o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói,
a Editora Primil e
a Livraria da Editora da UFF
convidam para o lançamento do livro

HISTORIOGRAFIA EM ENSAIOS

DE

FRANCI MACHADO DARIGO

Terça-feira, 4 de Outubro às 18 horas
Livraria Icaraí
Rua Miguel de Frias 9, anexo
Icaraí-Niterói-RJ

Na ocasião será servido um
Vinho de Honra


O FOCUS,  estará fazendo cobertura completa.
Aguarde


Caros amigos
Vamos lá prestigiar esse grande Evento Cultural






1º Momento - Aqui Salvador Mata e Silva, proferindo
a palestra sobre Niterói - Tupi/Águas Escondidas






Panorâmica -  lado direito público




















2º momento do evento - Exibição do vídeo
























LANÇAMENTO DE DVD É SUCESSO

            Dupla de historiadores do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói: Salvador Mata e Silva e Cristina Pontes fizeram parte da abertura comemorativa do aniversário da ANE (Associação Niteroiense de Escritores), realizada no dia 20/09, na Biblioteca Pública de Niterói. Enquanto Salvador Mata e Silva discorreu brevemente sobre a História de Niterói, a professora Cristina Pontes lançou, em primeira mão, seu DVD – CONHECENDO NITERÓI: do Tupi “Água Escondida”.
            Em entrevista, a professora explicou a iniciativa do DVD, “como professora da Rede Municipal de Niterói sei o quanto é difícil apresentar nossa cidade dentro do programa curricular, pois a maioria dos alunos e dos profissionais desconhece Niterói; com uma proposta visual e auditiva contendo: mapa da cidade (indicando os bairros), a divisão administrativa por regiões, 128 imagens fotográficas, com paisagens naturais preservadas e/ou resignificadas como: praças, parques, jardins, prédios históricos, avenidas, espaços culturais, esportivos, educacionais, fortim, fortes e fortalezas, praias, cultura popular, etc., tudo acompanhado de uma trilha sonora inédita cantando “causos” de nossa cidade, onde cada letra musicada é um leque de possibilidades”; garante à professora Cristina Pontes, “todo aprendizado fica mais simples, prazeroso, harmonioso e divertido”.
            Após muito aplauso pela iniciativa, a única pergunta era: COMO ADQUIRIR ESTE DVD? Em resposta a professora Cristina Pontes informa: somente por encomenda através do telefone cel. 86041800, pelo e-mail: cristina.pontes01@gmail.com ou na própria sede do IHGN (Rua: Visconde do Uruguai, 414 – Centro/Niterói), junto a Secretaria de Educação/FME – Jardim São João.




CRISTINA PONTES


CRISTINA da Fonte PONTES é Professora, arquivista, pedagoga, gestora da Rede Municipal de Niterói, escritora, pesquisadora e historiadora. Com vários cursos de graduação e extensão em diversas Universidades, nas áreas de Educação Artística (História da Arte), Arquivo e Documentação, Pedagogia e gestão escolar, Educação Especial, Patrimônio Histórico, e especialista em Arte terapia em Educação e Saúde com Complementação Pedagógica. Escreveu vários artigos para jornais, revistas e publicou diversos livros. É Sócia Efetiva do IHGN (Instituto Histórico e Geográfico de Niterói), é Sócia Fundadora do IHGBJ (Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim) e Sócia Correspondente da AGLAC (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências).        



DVD - CONHECENDO NITERÓI
PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE
(128 FOTOS COM MÚSICAS INÉDITAS)

ENCOMENDAS:
celular: (21) 8604-1800

Cristina Pontes

Sócia Efetiva do
 Instituto Histórico e Geográfico de Niterói-RJ



Presidente da ANE -  Leda Mendes Jorge


Paulo Roberto Cecchetti - Menbro da ANE




Escritor Luíz Calheiros Cruz


Escritora Lúcia Romeu






Poeta Levi Alucinação


Atriz e Poetisa Ângela Gemesio



Salvador Mata e Silva



SALVADOR MATA e Silva é professor, orientador educacional, jornalista, historiador, historiógrafo, pesquisador, biógrafo, escritor, ensaísta, cronista, poeta, trovador, acadêmico e comendador. Bacharelou-se em História e licenciou-se em Geografia, História e Estudos Sociais. Formou-se em Pedagogia e jornalismo (Reg. 14.039) DAT. 102.166/80 Ministério do Trabalho; pós-graduado em Educação e Técnicas de Pesquisa no Ensino Superior; em História do Brasil e Mestrado em Ciências da Religião e em Teologia Bíblica. Foi fundador de vários             institutos históricos, fundador do Instituto Gonçalense de Memória, pesquisa e Promoções Culturais, do Instituto de Pesquisa, estudos e Desenvolvimento de São Gonçalo, co-fundador da Associação Niteroiense de Escritores, do Clube Filatélico de Niterói, da feira Filatélica de Niterói, Icaraí (extinta) e outras instituições. Membro da Academia Gonçalense de Letras e Ciências, da Academia de Ciências e letras de Maricá, Academia Itaboraiense de Letras, Ciências e Artes, Academia Niteroiense de Letras, Academia Fluminense de Letras, Academia de Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro, Academia Guanabarina de Letras, Academia Brasileira de Literatura, Academia Carioca de Letras , Academia Sergipana de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras; IHGN, IHGSG, IHGBJ, IHGS, IHGP, colaborador do Colégio Brasileiro de Genealogia e membro do Conselho Municipal de Cultura do Município de São Gonçalo .





EU estive lá e cliquei tudo..

contato:    alberto_bacana@hotmail.com 


Visite o site o blog do Poeta Alberto Araújo




Nenhum comentário:

Postar um comentário